terça-feira, setembro 30, 2008

Pauteiro Maicon Jeferson

Assunto: O esquema de segurança em torno dos dados das urnas no dia da eleição. Os novas tecnologias em uso são seguras.

Proposta: Devido ao histórico de fraudes eleitorais em nosso país, a maioria das pessoas não confia integralmente na segurança do pleito. O mais velhos não confiam na informática. Acompanhar e detalhar para o público como é feito o esquema de segurança em torno dos dados das urnas no dia da eleição.

Roteiro: Entrevistar as pessoas envolvidas no preocesso eleitoral que mantém contato com as urnas e disquetes: presidentes de mesa, mesários, fiscais dos partidos, policiais, pessoal dos correios, etc. Pesquisar possíveis meios de burlar a segurança, acontecimentos relacionados. Entrevistar os eleitores.

Fontes: Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, fone: (41) 3333-7683 / 3330-8500 , Policia Militar fone:190 (Assessoria de Imprensa) Av. Marechal Floriano Peixoto, 1401 - Rebouças - 80230-110 - Curitiba – PR (41) 3304-4800

Dados: Pesquisar os sites do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná
http://www.tre-pr.jus.br/internet2/tre/index.jsp
PM http://www.pm.pr.gov.br/

Encaminhamento: Fazer um paralelo entre o voto nos tempos atuais (a era da informática) e as eleições passadas. O voto ficou mais seguro? O que mudou?

Um comentário:

Guto Moliani disse...

O paralelo não é necessário, exceto como ilustração, no final da matéria. Concentre-se na questão da segurança dos dados, como o processo é feito, o papel importante dos fiscais, os boatos sobre máquinas que registram outros números ao invés dos que foram digitados, a falta de recibo, etc