Pauteiro: Rodrigo Arend de Paula Xavier
Assunto: Comportamento no centro de Curitiba
Proposta: Explorar o modo de agir das pessoas no centro de Curitiba frente a situações corriqueiras, abordando aspectos de comportamento, história e cultura.
Roteiro: Retratar situações corriqueiras que evidenciem essa cultura da cidade; procurar justificativas históricas e psicológicas para o “jeito curitibano”; relacionar fatores, como a vinda de imigrantes, que representem a permanência ou a modificação dos hábitos; lidar com a questão do comportamento: “timidez, arrogância ou falta de educação?”.
Fontes: Buscar dados históricos que façam relação com a cultura da cidade; assuntar com transeuntes: como agem e o que esperam dos outros frente a uma determinada situação, como um esbarrão; profissionais da psicologia.
Dados: Nacionalmente, a cidade tem certa fama pela personalidade peculiar da população. Diz-se que os curitibanos “acham que aqui é Europa”. Mas isso tem certo fundamento, pois o comportamento introspectivo era característico dos imigrantes que formaram a população da cidade. Pessoas vindas de outras regiões, com costumes diferentes – mais abertos-, acabam se adaptando ao “contrato” da cidade, sóbrio, discreto e fechado. Pode-se aproveitar o comentário de Luigi Poniwass, no site da Gazeta do Povo: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/anoitetoda/?id=684619#comentario
Encaminhamento: O centro de Curitiba é o local da cidade onde todos os tipos de pessoas circulam, seja pelas várias praças ou, principalmente, na Rua XV de Novembro. Nesse ambiente fica evidenciado o tal “jeito curitibano”, visto que na correria cotidiana, a multidão tem contato direto, porém, não se relaciona e age de modo fechado. A idéia é que o leitor se identifique com o assunto, visto que todos os dias nos deparamos com essa situação, uma exclusividade curitibana.
domingo, setembro 28, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Essa questão, do jeito que está sendo posta, me parece bastante complicada. Talvez seja melhor, antes de fazer esta matéria, vc produzir parte dela, que possa dar melhor encaminhamento. P.ex., verificar quais são os tipos de pessoas que permeiam a XV, quem sabe elas podem confirmar ou não o "jeito curitibano", se é que ele existe.
Postar um comentário