segunda-feira, setembro 08, 2008

Pauta - Tais

Pauteiro: Tais Barth

Assunto: Acessibilidade na XV

Proposta: Em virtude das melhorias que ocorreram na rua XV nos últimos tempos, vale a pena verificar o que mudou, para melhorar a acessibilidade da rua. E se isso afetou de alguma maneira a vida dos deficientes que passam por lá.

Roteiro: Para conseguir todas as informações para a matéria, podemos começar primeiro entrando em contato com a prefeitura e os responsáveis pelas obras públicas. Depois entramos em contato com as associações para colhermos depoimentos das pessoas que são portadoras de necessidades especiais.

Fontes: Prefeitura de Curitiba (telefone: 3350-8484/e-mail: www.curitiba.pr.gov.br), Associação dos deficientes visuais do Paraná ADEVIPAR (telefone: (41) 3349-1101/E-mail: adevipar@terra.com.br) e também a Associação de deficientes físicos do Paraná ADFP (telefone: 3264-7234/e-mail: mailto:adfp@onda.com.br).

Dados: A nova iluminação na rua XV de Novembro faz parte do pacote de revitalização do Centro e se somam a outras obras feitas na região. As equipes contratadas pela Prefeitura já concluíram a colocação de calçadas, em blocos de concretos, no trecho da rua Riachuelo, entre a rua XV de Novembro e a rua Alfredo Bufren. A troca das lâmpadas começou pela rua XV de Novembro, e se estenderá por praças e ruas da região central onde se encontram postes estilo republicano. Em 2007, foram trocadas mil luminárias por equipamentos de alto rendimento em 11 praças e jardinetes e 42 ruas do Centro."O centro está voltando à vida. São investimentos importantes feitos com recursos municipais, e também por meio de importantes parcerias com a iniciativa privada e com a ajuda da população", diz o prefeito de Curitiba.

Encaminhamento: Dá para falar sobre essas mudanças para os deficientes, se eles estão de acordo ou não com o projeto e os planos da prefeitura para o futuro da XV em virtude das dificuldades dessas pessoas.

Um comentário:

Guto Moliani disse...

A pauta está legal, mas força nos dados só sobre iluminação. Tinha que ter informações também sobre rampas, piso tátil, sinaleiros sonoros, etc