terça-feira, setembro 09, 2008

Pauta-Fabiana Franzosi-2º JOAD

Pauteira: Fabiana Vaz Franzosi.
Assunto: O Desperdício no Mercado Municipal.
Proposta: Divulgar o que é feito com as sobras de alimentos no Mercado e quem se aproveita delas.
Roteiro: Conversar com os donos dos boxes de vários gêneros alimentícios e levantar dados de quanto se tem de prejuízo por ano; como esses alimentos são separados do restante que se encontra em condições de consumo; quem os reaproveita e como.
Pesquisar quais seriam os possíveis aproveitamentos para essas sobras.
Fontes: Carlos Koneski, gerente do Mercado; Mário Yamasaki, presidente da ACESME; Leonilda Maria Pereira, dona do Box de frutas número 73; Maria Arlei dos Reis, dona do Box 68/69. E outros comerciantes do local.
Dados: Todas as segunda e quintas-feiras, o Exército da Salvação e representantes de creches e asilos retiram “sobras” das bancas e diariamente, os moradores de rua vão pedir alimentos.
Não existe nenhum programa de reaproveitamento de produtos em bom estado, mas que perdem valor de venda por alguma alteração de cor, por exemplo. Esses produtos são simplesmente descartados. O mercado não trabalha com o sistema de sacolão ou promoções, pois não há procura.
Todos os proprietários dos Boxes têm curso de manuseio de produtos cedido pela prefeitura, mas o prejuízo no faturamento dos comerciantes varia de 5% a 20% por ano.
No caso das frutas, elas poderíam ser aproveitadas para fazer polpas para sucos entre outros produtos, mas não existem projetos, pois segundo os comerciantes, não há interesse.
Encaminhamento: Apurar para descobrir se há falta de interesse, ou de possibilidade, de se reaproveitar as sobras de produtos em bom estado.
Tentar entrar em contato com as creches e asilos que aproveitam desses alimentos e verificar como eles os inserem em seu cardápio e o quanto eles economizam, retirando esses alimentos do Mercado.

Um comentário:

Guto Moliani disse...

Enfatize a quantidade de produtos que são descartados e procure não dar sugestões aos leitores.