Pauteira: Andressa Marchiorato
Assunto: Limpeza nas Eleições 2008
Proposta: Depois das regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral, que veta o uso de alguns tipos de materiais publicitários, tornou-se notável a limpeza urbana comparando com as últimas eleições.
Proibiu-se a panfletagem exagerada, aquela que deixa as vias públicas sobrecarregadas com o acúmulo de santinhos, placas, outdoors, pinturas em muros, e a população nota e aprova esta diferença.
Alguns candidatos aprovam a regulamentação imposta pelo TSE, outros, viam na publicidade e distribuição de brindes uma forma de divulgar e fixar informações próprias.
Encaminhamento: O que é permitido e o que não é mais? Quais as formas alternativas que os candidatos encontraram para se promoverem? Até que ponto a regulamentação imposta é boa para as campanhas?
O que os eleitores acham disso? A maioria prefere, pois deixa cidade mais limpa e, quem quer saber mais sobre os candidatos, deve ir atrás de informações. Antes era sair de casa e voltar cheios de santinhos e brindes eleitoreiros. Qual a diferença em relação às eleições anteriores?
Por que o STE chegou ao ponto de vetar certos materiais e eventos, tais como os showmícios, jantares para simpatizantes, etc? O que levou a Justiça Eleitoral a tomar tais medidas?
Fontes: Ouvir eleitores, candidatos e o STF.
as legislações referida e outras pertinentes, encontram-se disponíveis nos sites www.tre-pr.gov.br e www.tse.gov.br; contatos: fones: (41) 3333-7214 ou 3330-8670 – Rua João Parolin, 224, Prado Velho – Curitiba/PR – cep 80210-902, Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
Roteiro: Checar com TER e TSE o que mudou, o que é permitido e o que não é. A partir daí, buscar opiniões de eleitores.
Conversar com candidatos – a vereador é mais fácil. Procurar os comitês e partidos.
Traçar um paralelo entre todas as opiniões e informações coletadas e gerar uma conclusão do assunto.
terça-feira, setembro 30, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Sua pauta é muito complexa. Busque saber apenas quem ganhou e quem perdeu com as novas regras (para isso precisa saber das novas regras). Candidatos? Cabos eleitorais? Cidadãos? Agências de propaganda? etc etc
Postar um comentário