sexta-feira, setembro 26, 2008

Estátuas vivas na rua XV

Pauteiro: Ricardo Alexandre Pereira - 2JOAD

Assunto: Estátuas vivas

Proposta: A rua XV possui muitas figuras, inclusive os homens, raramente mulheres, que trabalham como estátuas vivas, pintam o corpo com tinta imitando cobre ou bronze geralmente, sobem num caixote ou cadeira e passam horas na mesma posição ou com movimentos estratégicos, fazendo o chamado “estatuísmo”, sem dúvida chamam atenção de todos que por ali passam.

Roteiro: Você deve entrevistar alguns “homens-estátuas” para saber mais sobre seu trabalho, técnicas, dificuldade em ter tamanho controle sobre o corpo e sobre como é a vida de quem vive disso. Também deverá conversar com transeuntes, ver suas reações, etc. Não se esqueça de descobrir mais sobre esta técnica, falando sobre a origem e ligação com o teatro.

Fontes: Estátuas-vivas, transeuntes, comerciantes próximos.

Dados: Eles estão trabalhando lá durante boa parte do dia, mas chamam mais atenção durante horário de almoço e à tarde, quando o número de pessoas que circulam por lá é maior.

Um comentário:

Guto Moliani disse...

Esse seu foco pode descaracterizar o fato da matéria ter que ser realizada no centro. Vc pode abordar quantos estátuas têm e como estão distribuídos pelo centro para localizar melhor a matéria.
Será que isso tem relação com o teatro mesmo? Ou yoga?
Pense em como vc poderia abrir essa matéria.