segunda-feira, setembro 29, 2008

Antiga Cinelândia

Pauteira: Fabiana Franzosi
Proposta: A antiga concentração dos cinemas na região da Praça Osório e o hábito de seus freqüentadores. O período aureo da Cinelândia da década de 1930 até metade dos anos 70.
Roteiro: Mostrar a concentração de cinemas na região, na década de 1930/50, os hábitos peculiares de seus freqüentadores e curiosidades: sobre os filmes, as bilheterias, os costumes da época. Fazer um parâmetro destes dados com a situação atual.
Fontes:Procurar antigos freqüentadores dos cinemas do local, conversar com alguem na Fundação Cultural de Curitiba, que administra o Cine Luz atualmente. Conversar com freqüentadores de cinemas de shopping para ouvir sua opinião a respeito dos cinemas centrais, e com alguns comerciantes da região da Osório sobre o reflexo do movimento do cinema no fim de semana em suas vendas(por exemplo os pipoqueiros).
Dados: A região da Boca Maldita foi transformada na chamada Cinelândia. Existiam os cinemas: Avenida(que funcionava no Palácio Avenida), Palácio, Curitiba, Alerquim e o Luz. Não era permitido aos homens assistir os filmes sem o uso do paletó. Em frente ao Cine Curitiba, havia a troca de gibis das crianças para arrecadar o dinheiro da entrada. No Cine Luz, quando chovia muito forte, os espectadores corriam para fora do cinema, ele foi fechado após um incêndio em 1952. Reabriu em 1985 e atualmente é administrado pela Fundação Cultural de Curitiba. A região era ponto de encontro dos habitantes e o local da paquera dos jovens.
Encaminhamento: Mostrar um pouco da hostória da Cinelândia e as principais diferenças com a realidade de hoje, onde os frequentadores de cinema preferem os shoppings. Citar alguns hábitos da época que não fazem mais parte do cotidiano atual.

Um comentário:

Guto Moliani disse...

nós não estamos trabalhando na disciplina com matérias de resgate histórico. Se quiser abordar a antiga Cinelândia, o enfoque é: o que está acontecendo com esses espaços hoje.