terça-feira, novembro 04, 2008
Cachaçaria Vô Milano
Assunto: cachaçaria Vô Milano
Proposta: pesquisar sobre a nova cachaçaria do MM “ Vô Milano”, questionar sobre de onde surgiu a idéia de abrir um comercio apenas de cachaças, apurar se realmente é a única banca dentro do mercado que vende apenas cachaças, qual a dificuldade para se abrir um quiosque de bebida alcoólica, apurar qual é o público alvo e se há uma boa saída. E qual é o foco da banca, se há ligação com a cultura ou é apenas um meio de ganhar dinheiro.
Investigar se o responsável tem alguma formação especifica para auxiliar os fregueses na escolha do produto.
Encaminhamento: procurar o dono da cachaçaria para fazer os questionamentos básicos: por que abrir uma cachaçaria dentro do mercado municipal? Qual a dificuldade de vendas? Quais as peculiaridades da bebida? Os Valores e procura? Quais são as características culturais?
Conversar com fregueses para saber o posicionamento deles quanto à bebida, investigar qual delas é a mais pedida.
O que chama a atenção no quiosque.
Procurar um especialista em outra bebida para comparar ambas.
Conversar também com um historiador para fazer a relação com a cultura brasileira.
Lados envolvidos: Cachaçaria Vô Milano Banca 73/74 -41-3092-7585
Fregueses do Mercado MunicipalSilvana Pimpão – historiadora 3077-0928
Rosilda Menger- historiadora.
quarta-feira, outubro 22, 2008
É A LARI DOS DREADS =)
| PAUTEIRO | Larissa Bakalarczyk |
| ASSUNTO | Trabalhadores do Mercado Municipal de Curitiba |
| PROPOSTA | A idéia é produzir uma matéria que informe a diversidade de funções -formais ou não- exercidas no MMC. Deve ser efetuado um levantamento para saber em média quantas formas de trabalho existem, desde a mais bizarra até a mais braçal; também devem ser procuradas “figuras” do mercado, com foco no hilário e perfil de personagem; Dá para elaborar um quadro das funções mais exercidas; o quanto as pessoas (que trabalham internamente) gostam e apreciam o MMC também pode ser trabalhado; |
| ROTEIRO | Indispensáveis visitas ao MMC; |
| FONTES PRIMÁRIAS | Bancas – Mercado Municipal – Associação do Mercado Municipal de Curitiba (ACESME) – (41) 3363 3764 |
| | |
| ENCAMINHAMENTO | A matéria tem que ter um vocabulário suave e possuir um ar engraçado, enfatizante. |
terça-feira, outubro 21, 2008
Inauguração da sala de manipulação de alimentos no mercado municipal
Pauteira: Alessandra Ferreira
Assunto: Inauguração da sala de manipulação de alimentos no mercado municipal
Proposta: O mercado municipal receberá na próxima semana um beneficio que garantirá mais qualidade e segurança aos consumidores.Salas de manipulação,um espaço onde VTos comerciantes contarão com equipamentos para trabalhar com peixes,carnes,frios,cereais e grãos.
Encaminhamento: Pesquisar junto a vigilância sanitária a importância para a saúde e se houve problemas para a liberação,saber do conforto para quem vai manipular os alimentos.Buscar falar com o responsável pela construção e perguntar se houve problemas para realizar a obra e se há problemas atuais.Também fazer um balanço da quantidade de manipulados.Data de inauguração.
Lados envolvidos: Administração do mercado- Carlos Koneski-gerente
(041)3218-2606
Secretaria municipal do abastecimento de Curitiba – secretario Norberto Anacleto Ortigara pelo telefone (041)3263-2627 / (041)3350-8484.
Vigilância sanitária – (041)3225-2235 ou (041)3233-0963.
Consumidores que freqüentam o mercado.
www.viaje.curitiba.pr.gov.br/mercado/historia_proposta.html
Pauta Mercado Municipal
Pauteira: Lilian da Cruz
Assunto: Novos sabores no Mercado Municipal
Proposta: As novidades na culinária, novos produtos comercializados no Mercado Municipal que prometem atrair mais consumidores.
Roteiro: Falar com os comerciantes, sobre o cardápio o que muda, o que vai ser acrescentado e
com a direção do mercado para saber se tem alguma coisa programada nesse sentido. A opinião dos frequentadores, consumidores, é muito importante.
Fontes: (lados envolvidos, comerciantes e consumidores)
Aqui estão apenas algumas fontes que podem te render essas novidades, mas ainda tem muitas outras que podem ser descobertas e acrescentadas.
(41) 32646502 falar com Lúcio (Casa de queijos)
(41) 32644533 falar com Márcia (Produtos orientais)
(41) 33503863 falar com Henrique (Casa de Mel)
Dados: Pode se consultar o site www.mercadomunicipalcuritiba.com.br
Encaminhamento: Abordar como essas novidades prometem atrair consumidores.
Pauta Mercado Municipal
Profº. Guto Moliani
Pauta – Mercado Municipal de Curitiba
Pauteira: Michele Saide
Assunto: O que é feito com a sobra de alimentos do Mercado Municipal
Proposta: Qual o destino de toda sobra de alimentos ao final de cada dia. Onde e como é descartado estes alimentos, também chamado de chepa?? Buscar informações se existe alguma parceria com instituições, doação ou simplesmente esses alimentos são jogados no lixo. Se a sobra desses alimentos pode ser reaproveitada por famílias carentes? Qual o destino que os comerciantes dão todos os dias com as sobras??
Encaminhamento: Muitos desses alimentos que sobram no Mercado Municipal podem ser reaproveitados, reciclados e consumidos por famílias que não possuem condições financeiras. Nutricionistas descobrem receitas nutritivas a partir da casca, sementes e partes dos alimentos em que costumeiramente são jogadas fora. Verificar se a prefeitura disponibiliza de cursos para esta reciclagem de alimentos à população.
Fontes: Mercado Municipal de Curitiba
Av. Sete de Setembro, 1865
Contato: (41) 3363-3764
http://www.mercadomunicipalcuritiba.com.br
Horário de Funcionamento:
2ª feira – das 07 às 14h
De 3ª feira à Sábado – das 07h às 18h
Domingo – das 07h às 13h
segunda-feira, outubro 20, 2008
Pauta: Mercado Municipal
Assunto: Como conseguir um box no Mercado Municipal
Proposta: Qual a burocracia para se ter um box. Quanto custa ter um espaço no Mercado, o que deve fazer quem tem interesse de abrir um comercio dentro do espaço em questão, quem deve procurar. Após a reforma houve alguma mudança na burocracia e nos valores para um comerciante se instalar no local. Fazer um espécie de guia para alguém que teoricamente tem interesse em ter um box dentro do Mercado Municipal.
Encaminhamento: Buscar falar com funcionários do mercado e donos de boxes para saber qual a dificuldade de ter conseguido o espaço, se há um “aluguel” a ser pago, se sim qual a periodicidade desse pagamento. Como dados e curiosidades buscar saber qual é o comerciante mais recente e o mais antigo e qual a diferença de valores e burocracia para se conseguir um espaço há alguns anos e hoje em dia.
Dados: O Mercado foi fundado no dia 02 de agosto de 1958. Ocorreu uma grande reforma, apoiada pelos permissionários do Mercado, no ano de 2002.
Fontes: Comerciantes locais exemplo Armazém da serra, box:288;289, fone 3264-8769. funcionários do setor administrativo do Mercado Municipal Av. Sete de Setembro, 1865 - Curitiba - Tel.: (41) 3363-3764.
Novidades do Mercado Municipal para as festa de fim de ano
Assunto: Mercado Municipal de Curitiba
Proposta: Mostrar quais são as novidades e exclusividades do mercado para as festas de fim de ano.
Fontes: Comerciantes, consumidores e especialista (chefe de cozinha).
Encaminhamento: Identificar quais as novidades que o mercado municipal apresenta para as festas de festas de natal e ano novo. Buscar quais os produtos mais vendidos para essa época, verificar se existem produtos que são vendidos somente nesta época. Apresentar na matéria os produtos exclusivos do mercado municipal para festas de fim de ano.
Roteiro: Conversar com os lojistas procurando saber o que cada comerciante traz de novidade para o fim de ano e o que tradicionalmente é mais vendido nesta época. Com auxilio de um especialista mostrar os produtos exclusivos do mercado municipal. Citar os produtos mais consumidos em geral.
Higiene dos queijos e embutido
Assunto: higiene dos queijos e embutidos
Proposta:apurar como são conservados os queijos e embutidos.Qual é o procedimento para a higiene das bancas já que os produtos ficam expostos nas bancas. Qual é a proteção contra insetos e ratos? Quantos dias ficam em exposição o mesmo alimento, e apurar também se nos dias em que o mercado está fechado como os comerciantes armazenam os queijos e embutidos.
Encaminhamento: procurar comerciantes das bancas de queijos e embutidos, fazer os questionamentos já propostos, tentar também saber se já ocorreu reclamação sobre produtos estragados e qual foi a solução para o problema. Apurar se eles têm licença da vigilância sanitária e se é valida ainda.
Procurar também a administração do MM para saber se eles fiscalizam as bancas de queijos e embutidos.
Conversar fregueses para saber se eles preocupam-se com a procedência e validade dos alimentos oferecidos.
Lados envolvidos: ACESME -3363-3764 Av. Sete de Setembro, 1865 –
Fregueses do Mercado Municipal
Empório do Queijo, 41) 32646502, Box: 429; 430; 431; 432 - Pavimento Inferior
Comércio de Laticinios
Av. Sete de Setembro, 1865 – Curitiba
Assunto: Diversidade de vinhos
Proposta: Mostrar a variedade de vinhos existentes nas adegas do mercado municipal.
Encaminhamento: Entrevistar os vendedores das adegas do mercado municipal. Identificar a variedade de vinhos existentes no mercado, a característica de cada um, as diferenças de preço,qual o público que se identifica com um vinho e com o outro, qual o vinho mais procurado.
Fontes: Os vendedores das adegas e os frequntadores.
Pauteiro: Tais Barth
Fontes: Pessoas que freqüentam o Mercado Municipal; donos das frutarias e estandes de vendas de frutas e verduras entre outros - Tel. 3363-3764
Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutrição Fone: (41) 3332-5433.
Pauta José Aristides Pires
Assunto: Como a alta do Dólar tem prejudicado os comerciantes do Mercado Municipal que vendem produtos importados.
Proposta: Muitas lojas do Mercado Municipal trabalham com produtos e especiarias vindas do exterior. Esses produtos são comprados em Dólar, portanto a alta deste tem prejudicado os comerciantes e consequentemente os consumidores.
Lados envolvidos: Comerciantes que trabalham com produtos importados e,consumidores que compram essas mercadorias.
Encaminhamento (abordagem):Pesquisar entre os vendedores em média quantos por cento as mercadorias aumentaram ,e como este aumento esta prejudicando as vendas.Com os consumidores descobrir se eles deixaram de comprar certos produtos devido ao aumento dos preços,descobrir ainda se alguns clientes deixaram de freqüentar o Mercado por causa deste fato.Perguntar para os vendedores sobre as expectativas para o Natal,se eles acreditam que as vendas caíram por causa da instabilidade da moeda.
Roteiro: Pesquisar quais as lojas que trabalham com mercadorias importadas,quais são esses produtos e entrevistar os comerciantes.Descobrir quem são os clientes destas lojas e entrevista-los .
Pesquisa: A quantidade de produtos importados no MMC é muito grande ,são especiarias orientais ,vinhos europeus e muitos outros.
Pauta: Ana Paula Melo
Assunto: antigos freqüentadores
Proposta: Saber mais sobre os mais antigos freqüentadores do local, aqueles que visitam todos os dias o mercado municipal, e que guardam boas histórias do local.
Encaminhamento: Ir até o mercado municipal, conversar com os comerciantes e saber mais sobre os freqüentadores assíduos do local.
Fontes: Comerciantes e os próprios freqüentadores
Roteiro: ir até o mercado e obter todas as informações para fazer a matéria, são lá que estão às fontes e informações sobre o tema.
Dados: os mais antigos freqüentadores costumam estar no local logo pela manhã e no final da tarde.
Mercado Municipal como centro de Cultura
Assunto: Mercado Municipal como centro de cultura.
Proposta: O Mercado reúne diferentes etnias em seus restaurantes, desde comida oriental a cozinha italiana. Oferece aos clientes revistarias, tabacarias, lojas de artesanatos, vinhedo e mercearias. Em comemoração aos seus 50 anos, promove concurso de fotografia amadora que está exposta aos visitantes logo após as escadas. Com tantas opções ele pôde ser considerado um endereço que reúne culturas?
Encaminhamento: Informar aos leitores, tudo que o Mercado dispõem como estacionamento próprio, peixaria, floricultura e loja de calçados. Sendo também um local de encontros entre vizinhos, amigos e familiares.
Roteiro: O repórter deve levantar informações com a Daniele Rosário do Mercado Municipal referente a lazer e principalmente cultura. Entreviste também o público deste local, o quê leva as pessoas a esse local, qual loja de sua preferência e a quanto tempo frequenta o mercado.
Dados: O Mercado Municipal de Curitiba fica Av: Sete de Setembro, 1865
telefone: (41) 3363-3764.
Lados envolvidos: Mercado Municipal de Curitiba, falar com a Daniele Rosário (41) 3363-3764, clientes como a advogada Maria Clara Favetti (41) 3322-10-69 e Diego da Cunha (47) 9117-8843. Levantar mais informações no próprio Mercado sobre as diversas culturas. E porque este local é escolhido pelos professores de redação e fotografia para estudo.
Associação Mercado Municipal (ACESME)
Pauteiro Ricardo Francio Neto
Assunto Trabalhos beneficentes realizados pelo Mercado Municipal de Curitiba
Proposta Verificar quais são as principais atividades desenvolvidas pela associação do Mercado Municipal de Curitiba (ACESME) em prol da comunidade curitibana, também podemos verificar quais os principais benefícios conseguidos pela APACN através da associação do mercado municipal de Curitiba (ACESME)
Encaminhamento Você deve verificar também como essa associação é ajudada, ou seja, como consegue fundos para beneficiar todas as entidades, deve também procurar saber se os comerciantes tiram dinheiro do próprio bolso para manter essa associação ou se existe algum tipo de auxilio por parte da direção do mercado ou até mesmo por parte da Prefeitura até porque, o mercado é de responsabilidade da prefeitura. Mas, antes de fazer todas essas verificações é necessário apurar se existe algum vinculo entre os comerciantes fundadores e órgão responsável pelo estabelecimento. Para que a partir daí você possa uma apuração integra e correta dos dados propostos.
Lados envolvidos Comerciantes fundadores da associação, Entidades beneficiadas, empresas colaboradoras, direção do mercado e populares que freqüentam o municipal regularmente. Fontes possíveis Administração do mercado elo telefone 3218-2602 de segunda a sábado das 8:00 as 18:00 h ou a própria Associação do Mercado Municipal (ACESME) pelo telefone 3363-3764 falar com Daniele ou com quem atender, de Segunda a Sábado no horário das 7:00 as 18:00, também poderá entrar em contato com a APACN pelo telefone 3024-7475 de segunda a sexta no horário das 9:00 as 17:00 h
Roteiro Em primeiro lugar devemos ouvir os comerciantes responsáveis pela associação para verificar como é feito o trabalho de seleção ou seja, se existe algum sistema de preenchimento de cadastro uma fila de espera, ou outros processos burocráticos em seguida, devemos conversar com representes de algumas das entidades para verificarmos quais são os principais benefícios conseguidos por elas através da associação, seria interessante se conseguíssemos contato com os patrocinadores, com o objetivo verificar se há interesse publicitário por traz ou se o real interesse é ajudar a associação no aspecto financeiro também devemos colher a opinião da direção do mercado para ver se não há conflitos entre os comerciantes e seus patrões e por ultimo devemos coletar opiniões da comunidade em geral, depois de todos esses dados coletados, precisamos abalizá-los com cautela par montarmos a matéria.
Dados A associação do Mercado Municipal de Curitiba (ACESME) é uma entidade sem fins lucrativo, composta por comerciantes permissionários do Mercado Municipal de Curitiba, que tem como uma de suas principais finalidades desenvolver atividades beneficentes em prol da comunidade. A associação tem intensificado seu compromisso com o combate a fome e ao desperdício de alimentos doando-os à população carente de Curitiba no mês de Dezembro realiza-se o evento Mercado Municipal solidário nessa data,entidades como APACN (Associação Paranaense de Apoio a Criança com Neoplasia) e HC (Hospital de Clinicas de Curitiba), ambas vinculadas á ACESME (Associação do Mercado Municipal de Curitiba), tem a oportunidade de expor seus trabalhos na praça de conveniência do Mercado e beneficiar-se de grandes doações oferecidas pelos152 lojistas e pelos 42 mil clientes que circundam pelo local. É através dessas doações que essas entidades conseguem abrigar famílias vindas de todo o Brasil. Dentre as atividades desenvolvidas pelas entidades podemos destacar apresentações de grupos musicais como o coral das crianças da APACN e outros. Essas foram as informações que consegui para iniciar a pesquisa.Segundo a auxiliar administrativa responsável pela associação, as entidades parceiras são APACN, Comunidade do Resgate, Hospital das Clinicas de Curitiba (HC), Recanto do Tarumã. Para se tornarem parceiras as entidades devem entrar em contato com a associação do mercado municipal (ACESME) pelo telefone 3363-3764 para obter todas as informações correspondentes a parceria. Essa associação tem apoio de empresas como Banco Itaú, Barigui veículos, Filtros Europa, Gráfica Xinef, Vestisan (Centro medico veterinário) Mercearia MMM. O único compromisso que a ACESME tem com as entidades parceiras é de ceder a praça de alimentação para eventos culturais sociais cuja parte da renda e distribuída para essas entidades.
Turistas que visitam o Mercado Municipal
Pauteira: Renata Kekes Aal 2° JOAN
Assunto: Turistas que visitam o mercado municipal
Proposta: Entrevistar pessoas que trabalham no mercado para saber se é grande o número de turistas que vêm de outros estados ou até mesmo de outras cidades e visitam o Mercado Municipal.
Encaminhamento: Conversar com pessoas que estejam lá, e tentar achar turistas. Perguntar o que acham do mercado municipal, se existe algo assim na cidade deles, o que chama mais atenção, enfim, conversar com os turistas e arrancar o máximo de informações que possam ser consideradas importantes. Para os comerciantes, perguntar se os turistas se impressionam com o que vêem no Mercado e se costumam gastar bastante.
Fontes: Comerciantes que trabalham no Mercado Municipal e pessoas que estejam por lá passeando ou fazendo compras.
Dados: Hoje, 10% das cerca de 43 mil pessoas que passam pelo mercado semanalmente vêm de outras cidades do Paraná e estados do País, conforme demonstra pesquisa realizada pela Prefeitura para avaliar o perfil dos usuários do Mercado. O vizinho estado de Santa Catarina, por exemplo, tem uma participação significativa nas visitas ao Mercado Municipal de Curitiba.
Pauta Mercado Municipal
ASSUNTO: O Paraíso dos Vegetarianos
PROPOSTA: Com as poucas opções de restaurantes vegetarianos na cidade e os preços altos dos alimentos naturais em mercados e feiras, o mercado municipal é o paraíso dos vegetarianos.São muitas opções de vegetais, grãos, frutas, cereais, legumes, etc; e os preços são mais acessíveis.
ROTEIRO: Verificar quais as lojas de alimentos naturais no mercado municipal, comparar os preços com outros estabelecimentos, verificar a média de consumidores vegetarianos.
FONTES : Mercado Municipal de Curitiba - Av. Sete de Setembro, 1865 - Curitiba - Tel.: (41) 3363-3764
Secretaria Municipal de Abastecimento (SMAB) – Endereço: Rua General Carneiro, 938 - Centro - (41) 3263-2627
Consumidores Vegetarianos – Carolina Meneguz (41) 9121-8051
André Prado – 9235-6773
ENCAMINHAMENTO: A busca por alimentos naturais no Mercado Municipal, qual a variedade de alimentos orgânicos que ele oferece.
DADOS: Até o fim deste ano será inaugurado o Mercado de Orgânicos que será anexo ao Mercado Municipal, com passagem interna para que o público possa circular em ambos. Serão lanchonetes, bancas, praças de alimentação, um espaço exclusivo para venda de alimentos orgânicos.
Pauteiro: Camila Sampaio
Assunto: Mercado Municipal passa de geração em geração
Proposta: O mercado municipal tem espaço importante nas vidas de muitos moradores de Curitiba. Os freqüentadores mais velhos dizem que foi ali onde sempre encontraram uma variedade enorme de utensílios. Muitas pessoas fizeram dali um lugar familiar. Tanto na parte de reabastecer a casa, como um lugar de lazer para a família. Mesmo com essa grande variedade de ofertas e produtos dos supermercados e shoppings que existem hoje em dia, o mercado municipal continua com uma boa clientela. Os antigos freqüentadores comentam que não trocam o Mercado Municipal por nenhum lugar. E os seus filhos e familiares também concordam, pois muitos deles cresceram ali e fizeram daquele ambiente um pouco de sua historia. O local também é considerado como lugar de encontro entre amigos e familiares para os jovens.
Roteiro: É necessário conhecer as bancas mais antigas do mercado, para que possam informar sobre a idade dos freqüentadores. Saber a freqüência das pessoas ali. Deve se conversar com antigos freqüentadores e novos também. Procurar saber o que o mercado Municipal oferece que nos tantos outros mercados que existem não têm. Encontrar o motivo dos jovens freqüentarem o local. O que geralmente fazem e compram diferentes dos freqüentadores mais idosos.
Fontes: Jovens e velhos freqüentadores do mercado e donos das bancas.
Milton Masao Ito - Pauta Mercado Municipal
assunto: Diversidades gastronômicas no Mercado Municipal de Curitiba
propósta: Mostrar a diversidades de cardápios concentrados nas praças de alimentação no mercado municipal, analisar público abrangente e curiosidades que envolvam a praça.
encaminhamento: Buscar proprietários de restaurantes e lanchonetes dentro do mercado, analisar os pratos diferentes e as peculiaridades de cada um. Ver quais são os pontos que diferem os estabelecimentos dentro do mercado dos demais.
fontes: Lanchonete Yfa Telefone:(41) 32645773
Bonna Panqueca & Grelhados Telefone:(41) 30192209
Box do Eliseu Telefone:(41) 32623061
Maia Box Telefone:(41) 33629065
Skina das Delícias Telefone:(41) 30274432
roteiro: Conversar com donos de restaurante para saber quais são as caracteristicas de seus estabelecimentos. Ver também quais são as preferências dos clientes e quais são os atrativos que os levam a comer no Mercado Municipal.
dados: O Mercado Municipal de Curitiba fica na Av. Sete de Setembro, 1865 - Curitiba - Tel.: (41) 3363-3764
www.mercadomunicipaldecuritiba.com.br
Pauta MM Ana Carol 2 JOAN
Assunto: Abastecimento da praça de alimentação.
Proposta: Os lojistas compram no mercado municipal?
Encaminhamento: Abordar de forma clara se os lojistas da praça de alimentação compram os produtos que utilizam no próprio mercado municipal.
Lados envolvidos:Donos das lojas da praça de alimentação.
Donos das lojas em que o pessoal da praça de alimentação compra (isso se compra).
Roteiro: Você pode conversar e buscar informações sobre os preços dos produtos, e fazer um balanço do que o lojista mais gasta, e se existe vantagem em comprar no mercado municipal. Você pode conversar com os donos das lojas que consomem os produtos e os donos das lojas que vendem os produtos, ouvindo os dois lados: o do vendedor e o do “consumidor”.
Dados: As pesquisas devem ser realizadas no local. Os dados ainda não são disponíveis.
O endereço do Mercado Municipal é: Rua Sete de Setembro, 1865. (Em frente à rodoferroviária).
domingo, outubro 05, 2008
Regras para Campanha Eleitoral 2008
Andressa Marchiorato 2JOAN
quinta-feira, outubro 02, 2008
onde estão as lingüiçadas?
Assunto: onde estão as lingüiçadas?
Proposta:Investigar o porque os candidatos a vereadores de Campo Largo não oferecem mais as tradicionais ‘lingüiçadas’ para os eleitores.
Se realmente há uma restrição baseada na lei para impedir essa prática, e qual é a nova tática que os candidatos assumiram para conquistar votos.
Investigar também se esse tipo de evento popular trazia resultado satisfatório.
Encaminhamento: procurar candidatos aos cargos para saber se realmente não são realizadas as ‘lingüiçadas’, e se agora se atem somente as propostas de campanha para garantir os votos. Procurar o Juiz Eleitoral para saber qual é o foco para a proibição, se é para controlar e erradicar a venda camuflada de votos ou qualquer outro motivo que seja. Procurar também alguns eleitores, mais velhos e mais novos, para saber o que eles pensam sobre as lingüiçadas, se iam para ouvir as propostas ou somente pelo evento, e saber também quando havia a pratica se o candidato se pronunciava.
Falar também com um advogado, de preferência filiado a algum partido político para discutir em que lei está embasada a proibição, e se realmente existe uma proibição.
Fontes: Candidato Neco Guarapuava – Rua Maranhão 267, Itaquí.
Candidato:Luiz Carlos Santos. Tel :3399-3424
Candidato Jorge Júlio. Comitê central: Av. Centenário 1988 ,próximo a Casa da Cultura
Juiz Eleitoral da 9ª seção EVERTON LUIZ PENTER CORREA
av. Francisco Xavier de Almeida Garrett, 1345 - Fórum Eleitoral - 3292 1391
Dr. Marco Aurélio Schetino de Lima , advogado filiado ao PMDB 3077-0928
Eleitores em geral
Roteiro: Conversar primeiro com os candidatos a câmara municipal, para saber se há ou não as lingüiçadas. Há uma proibição para a prática de manifestações eleitorais.
Após conversar com o Juiz eleitoral para investigar as medidas que são tomadas caso percebam o descumprimento da lei. Se já houve denúncias e qual a real razão pela proibição.
Conversar com o advogado para que ele explique como funciona o decreto, e quais são as conseqüências dele.
Por fim falar com os eleitores para saber a posição deles diante a falta das lingüiçadas. Se eles votavam nos candidatos que ofereciam o jantar ou se iam apenas pela festa.
Dados: Campo Largo é uma cidade pacata, tradicionalista, em época de eleições agem como se estivéssemos no tempo do coronelismo. Há brigas entre os partidos, entre eleitores, candidatos e principalmente entre cabos eleitorais.
Usavam as ‘lingüiçadas’ como iscas para atrair os eleitores mais pobres e desinformados.
Sempre houve em campo Largo a troca de votos por presentinhos.
Lingüiçadas: jantares informais para os eleitores, onde o prato principal e único da noite era lingüiça assada com pão.
Regado a muita cerveja e refrigerante.
Jantar pago pelos candidatos a vereadores.
quarta-feira, outubro 01, 2008
Pauta - Centro
Assunto: Frequentadores da Rua XV
Abordar sobre o que atrai as pessoas para o lugar.
O que existe na Rua XV para tanta gente ser habituada a freqüentá-la? Observar ações dos frequentadores, fazer uma exposição dos “perfis” existentes, falando sobre o que cada tipo procura lá - de pessoas que fazem uma compra casual, passando por quem lá almoça todo dia, etc.
Ouvir opiniões destas pessoas e de comerciantes sobre o que faz do lugar uma tradição, que não perde espaço para outros grandes centros de comércio espalhados pela cidade, como shoppings.
Enfatizar na "tradição" que existe em torno da Rua XV, os aspectos que a diferenciam dos demais lugares para torná-la única.
Pauteiro: Amanda Fischer
Partido prepara candidatos a vereador.
Proposta:
O PPS, Partido Popular Socialista, diz ministrar aos seus candidatos a vereador, pelo menos no Paraná, um cursinho preparatório. Apure a veracidade desta informação e o conteúdo do cursinho, caso exista de fato. Levante se algo semelhante acontece em outros partidos. Ainda sobre a qualidade e preparo dos candidatos a vereador em Curitiba, levante a média de escolaridade dos mesmos. Colha também a opinião da população com relação a isso.
Encaminhamento:
Informar aos eleitores sobre a qualidade e o preparo dos candidatos a vereador.
Roteiro:
Vá a sede do PPS em Curitiba e procure pelo assessor de imprensa. Levante com ele as informações sobre o cursinho para vereadores do partido e, se possível, colha algum material “didático”. Apure também os resultados produzidos pelo tal cursinho. Junto aos outros comitês (tente pelo menos mais dois), levante se há algo semelhante. No TRE (Tribunal Regional Eleitoral), descubra informações referentes à escolaridade dos candidatos e, por fim, assunte com alguns eleitores sobre a qualidade dos candidatos a vereador.
Fontes:
Sede do PPS - PR
Rua Dr. Manoel Pedro, 683 – Cabral
Fone: 41 3259-3223 Fax: 41 3259-3233
Página: www.ppspr.org.br
Executiva Estadual do PT-PR
Alameda Princesa Izabel, 160 - São Francisco
Fone: (41) 2103-1313
Fax: (41) 2103-1300
PSOL - PR
Rua Luiz Xavier, 68 - Edifício Tijucas cj.510 - Centro
Fone: (41) 9972-0889
e-mail: pr@psol.org.br
PSDB - PR
Rua Reinaldino S. de Quadros, 292 - Alto da XV
Fone (041) 3015.4545
Fax (041) 3029.4645
e-mail: psdb-pr@psdb-pr.org.br
TRE ( Tribunal Regional Eleitoral)- Raquel
Rua:João Parolin, 224 - Prado Velho
Fone: 41 3330-8500
Web: www.tre-pr.jus.br
Eleitores em geral.
Pauteiro: Márcio Benevides Ribeiro
Proposta: Apurar como funcionam as pesquisas eleitorais, seus métodos e precisão. Levantar informações, junto aos grandes institutos de pesquisa, sobre o aliciamento por parte dos candidatos e outras interferências por parte dos políticos. Consulte, também, um estatístico independente, como especialista.
Encaminhamento: Esclarecer a população quanto às pesquisas eleitorais
Roteiro: Fale, com os respectivos encarregados em cada instituto, sobre a metodologia deles,
quem pode contratar pesquisas, quanto elas custam e os problemas causados por candidatos ou pela própria população. No Ibope Inteligência, fale com o chefe de campo, Valdir Conrado da Silva0. Você pode falar, também, com a Sra. Luzia Batista Ramos, da Fênix Pesquisa, atual fornecedora de mão de obra para o instituto. Sobre o Datafolha, você poderá conversar com o Sr. Murilo, na Paraná Pesquisa. Como especialista, consulte o Sr. Müeller, estatístico independente, formado, com anos de experiência no Ibope e que, atualmente, presta serviços a diversos institutos. Apure junto a ele, a exatidão e a diferença entre as várias metodologias usadas em pesquisas eleitorais.
Dados: Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística)- maior empresa brasileira do ramo, fundada na década de 60, de propriedade do Grupo Montenegro.
Datafolha - Empresa de pesquisa do Grupo Abril, proprietário da Folha de São Paulo
Paraná Pesquisa – Um dos maiores institutos de pesquisa fundados no Paraná.
Fontes: Valdir Conrado da Silva
Chefe de Campo do Ibope Inteligência
Rua Padre Anchieta, n°2285, conj. 1401 - Bigorrilho
Telefone: (41) 3222-1524 / 2169-1760
Luzia Batista Ramos
Fênix Pesquisa Ltda.
Rua Padre Anchieta, n°2285, conj. 1203 - Bigorrilho
Telefone: (41) 9981-2021
Edinéia
Datafolha
Telefone: (41) 9115-9590
Murilo
Paraná Pesquisa
Telefone: (41)3338-2641
Müeller
Estatístico
Telefone: (41) 91629409
Pauteira: Michele Saide
Assunto: Boca de Urna
Proposta: Boca de Urna no dia das eleições é crime eleitoral, de acordo com a Lei nº 9.504/97 que diz: “Constituem crimes, no dia da eleição, puníveis com detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de cinco mil a quinze mil UFIR: o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata; a distribuição de material de propaganda política, inclusive volantes e outros impressos, ou a prática de aliciamento, coação ou manifestação tendentes a influir na vontade do eleitor”.
Muitas pessoas são presas durante o domingo de eleições fazendo boca de urna próximas dos locais de votação. Na tentativa de influenciar no voto dos eleitores, algumas respondem processos como crime eleitoral e ficam com seus direitos políticos suspensos até regularização junto ao TRE.
Encaminhamento: Pessoas negligentes a legislação eleitoral respondem a inquérito e ficam com os direitos políticos suspenso até sua quitação junto às condições do TRE. Em caso de punição legal, acusação e defesa tem o prazo de 10 dias para apresentar alegações finais. Caso contrário a execução da pena será dada pelo juiz responsável, sendo ela através de multa, detenção ou reclusão.
Como sabemos muitas pessoas praticam boca de urna. Qual a real intenção nesta prática, o dinheiro como parte de pagamento por um dia a mais de trabalho ou a campanha pela conquista de votos a um determinado candidato.
Fontes: Tribunal Regional Eleitoral do Paraná/TRE
Rua: João Parolin, 224 - Prado Velho – Curitiba/PR – Cep 80210-902.
Contato: (41) 3333-7214 ou 3330-8674 c/ Raquel
www.tre-pr.gov.br e www.tse.gov.br
Horário de Funcionamento: das 12 às 18h e após dia 10 de Novembro das 9 às 18h.Pessoas fazendo boca de urna próximo dos locais de votação.
Apoio a reeleição de Beto Richa
ASSUNTO Apoio à candidatura de Beto Richa á reeleição
PROPOSTA Verificar qual é a principal razão para os partidos da coligação apoiarem o atual prefeito á reeleição.
ENCAMINHAMENTO Você deve confrontar as principais propostas feitas pelos partidos pertencentes a coligação com as idéias propostas pelo prefeito Beto Richa. A partir dessas informações, você conseguirá verificar porque existe o apoio.
FONTES Você deve entrevistar candidatos a vereador dos mais diversos partidos que apóiam a candidatura do atual prefeito à reeleição depois, entre em contato com a Prefeitura pelo telefone 32454-0457 e procure pela acessória de imprensa, a prefeitura atende no horário das 9 as 17 h. você pode também usar como as propagandas eleitorais veiculadas no radio e na televisão
ROTEIRO Você deve primeiramente coletar entrevistas dos candidatos apoiadores em seguida, entrevistar o candidato ou sua acessória para poder confrontar as propostas e por ultimo você deve ouvir opinião do publico eleitor dos partidos.
DADOS coletei partes de reportagens exibidas anteriormente nas quais, o atual prefeito avalia seu trabalho e reafirma proposta em uma palestra no Colégio Marista em Curitiba. Depois de fazer uma analise sobre programas e obras realizadas em Curitiba, Beto falou como vai trabalhar para melhorar setores como transito, educação e saúde e ainda como pretende oferecer mais qualidade de vida aos Curitibanos. Beto falou ainda sobre as obras da linha verde, a educação infantil e respondeu questionamentos por professores e estudantes, em seu discurso o candidato assegurou que a educação infantil é uma das suas principais prioridades, pois ele pretende criar mais 9200 vagas em creches da capital.
Obs Você deve verificar propostas dos partidos apoiadores e outras propostas do candidato a reeleição
Assunto: Eleitores ausentes
Proposta: O voto é obrigatório e, mesmo assim, tem gente que não comparece às urnas. Mostrar o número de pessoas ausentes nas urnas e suas razões.
Encaminhamento: Informar os leitores, do número de ausentes nas urnas e conscientizar os eleitores sobre a importância do voto.
Roteiro: O repórter deve levantar junto com o Tribunal Regional Eleitoral com a Vivian Wolff de Liz (TRE) quantos faltaram a essa eleição se possível comparar com a última que foi em 2004. Entreviste também eleitores que não compareceram às urnas e apure seus motivos.
Dados:No Paraná, são 399 municípios e 7,3 milhões de eleitores.
Fontes: Tribunal Regional Eleitoral (TRE) técnica judiciária dás 11h ás 18h , (41) 3343-3622, mesária Alessandra Ferreira (41) 9997-7451, Gislaine Capraro, estudante de direito 3222-1069 após às 14h até às 19h, Alex Sandro Amaral (44) 3421-4023 e no domingo dia da eleição, levantar mais informações. Eleitores que não compareceram ao seus respectivos domicilios eleitorais para votar.
Pauta 2joan
ASSUNTO: Legislação eleitoral.
PROPOSTA: Mostrar leis em que haja relação com os eleitores( ex: proibição da venda de bebidas alcóolicas e a condição de que a pessoa só pode ser presa se for pega em flagrante), e pôr em questão se tais leis são úteis e préstimas. Dizer também se há o cumprimento dessas leis e expor a opinião dos próprios eleitores referente a legislação eleitoral.
ENCAMINHAMENTO: Seria interessante analisar a quem essas leis favorecem. Ver seus lados benéficos e maléficos, tanto ao eleitor quanto ao candidato.
FONTES: A própria lei eleitoral e os eleitores.
ROTEIRO: Pesquisar sobre as leis em que há o envolvimento dos eleitores. Verificar se há o cumprimento de tais leis e analisar qual o objetivo para que foram criadas, no que essas leis contribuem para as eleições. Então, falar com eleitores e saber suas opiniões a respeito.
DADOS: Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Pauta eleições 2008
Assunto: Venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições
Proposta: Verificar se os estabelecimentos cumprem a lei de não vender bebidas 24 horas antes do dia das eleições, e se a lei realmente atinge seu objetivo de ser uma ação preventiva para manter a ordem no dia das eleições. E os eleitores cumprem essa lei, ou compram a bebida antes do prazo de 24 horas e consomem no dia da votação, verificar ainda se um eleitor que é pego alcoolizado no dia da votação recebe alguma punição.
Encaminhamento: Procurar falar com estabelecimentos de venda de bebidas, para saber se a procura aumenta na sexta-feira, quando a venda de bebidas alcoólicas ainda são permitidas. Falar com TRE para saber que tipo de segurança será feita no dia para ser aplicada essa lei, e com a Secretária de Segurança Pública para saber os números de inadimplência por parte dos estabelecimentos e eleitores.
eleições em Matinhos
Assunto: resultado das eleições em Matinhos
Proposta: Cobrir as eleiçoes em Matinhos e divulgar o vencedor.
Encaminhamento: Fazer uma matéria sobre o candidato vencedor em Matinhos.
Traçar o perfil dos 4 candidatos, dando um foco maior ao candidato que vencer no domingo, e mostrar as principais estratégias que usaram ao longo de suas campanhas e qual a opiniao dos eleitores a respeito deles.
Candidatos: José Maria de Paula Correia- Zé Maria, pelo PMDB.
Eduardo Dalmora, pelo PDT
Francisco Carlim dos Santos- Xiquinho, pelo PSDB
Elton, pelo PTC
Pauta - Eleições 2008.
Assunto: Influência no voto
Proposta: Ambiente de trabalho influencia e muito na decisão do voto. Funcionários públicos fazem campanha política, vão as ruas, distribuem folhetos dentro e fora do ambiente de trabalho em favor da atual prefeitura.
Encaminhamento: Verificar se esses funcionários recebem algum benefício ao ajudarem na campanha do candidato do PSDB, sendo que por acompanharem a política ‘’de perto’’ deveriam ser exemplo de análise do perfil e das propostas que cada candidato apresenta.
Fontes: Comitê Central Beto Richa (Rua Comendador Fontana, nº153/161 – Fone: (41)3281- 4700 – Site www.betoricha45.can.br), Prefeitura Municipal de Curitiba ( Prédio Central) Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico Fone: (41) 3350-8484. Carmem Yglesias Basso funcionária pública do IMAP (Instituto Municipal de Administração Pública) – Fone: (41) 9984-6286.
Roteiro: Conversar com funcionários públicos, quais as suas opções de voto, porque motivos escolhem tais candidatos, conversar com funcionários de outros órgãos públicos além da PMC. Saber sobre jantares ou outros tipos de ''reuniões'' oferecidas pela atual prefeitura aos seus funcionários.
Dados: Um dos comitês do atual prefeito e candidato Beto Richa fica na Rua Comendador Fontana, entre o Prédio da PMC e o Prédio Central da PMC onde fica o gabinete do prefeito. Alguns funcionários são desligados de seus cargos convidados a ajudar na campanha.
Pauta
Assunto: Má distribuição do povo nas sessões eleitorais
proposta: Analisar porque ocorre a má distribuição nas sessões eleitorais sendo que em algumas há baixo movimento enquanto em outras no mesmo bairro ficam congestionadas.
Roteiro: Para informar-se sobre essa distribuição procurar os responsaveis por essa distribuição no TRE, perguntar como é o comportamento nas sessões durante o período de votação com mesários.
Fontes: TRE (Site: www.tre-df.gov.br, Endereço: Rua João Parolin 224 - Prado Velho, Curitiba, 80220290, Telefone: 3330-8500).
dados:
Encaminhamento: Verificar, quem é o responsavel no TRE pela distribuição do povo nas sessões eleitorais, e qual o critério usado para que isso ocorra.
Policiamento nas eleições
Assunto:Policiamento nas eleições
Proposta:Mostrar aos eleitores como a policia age no dia da eleição,qual a previsão de porcentagem de efetivo da PM utilizado no dia da votação,as medidas tomadas para quem não cumpre a lei, e se o eleitor se sente seguro no dia de votação.
Encaminhamento:Falar com PMs que vão participar no dia,qual a forma de segurança e,quais encaminhamentos a pessoa que desrespeitar a lei eleitoral pode seguir,falar com alguns funcionários do TRE ex:seguranças que possam estar dando outras informações,eleitores também são muito importantes.
Fontes:PM(policia militar),TRE-PR (tribunal regional eleitoral),juíza Lídia Guedes da 178.ª Zona Eleitoral de Curitiba,PUC-PR (A pessoa que desrespeitar a lei eleitoral no dia da votação será levada para lá.)
Roteiro:Obter informações com os policiais sobre o patrulhamento no dia da eleição,falar com a juíza que durante a reunião foi repassado aos partidos quais práticas não serão permitidas no dia da votação.Também para esclarecer possíveis dúvidas.Conversar com os eleitores sobre como deveria ser ou se estão satisfeitos com o procedimento tomado pela PM no dia da eleição.
Dados:PM,TRE
PAUTA ELEIÇÕES 2008 - Ana Carolina
Proposta: Para que as eleições aconteçam, a T.R.E precisa de uns dias antes para instalar as urnas eletrônicas nas devidas escolas. Neste tempo existe muita correria da parte da justiça eleitoral e da direção das instituições de ensino que cederão seu espaço. Verificar os preparativos das escolas do bairro Pinheirinho abaixo citadas para que aconteçam as eleições, e identificar com as fontes o trabalho que dá para organizar uma eleição.
Roteiro: - Entrevistar as Instituições de ensino e falar com os respectivos diretores.
*Colégio Estadual Prof. João Loyola
*Escola Municipal Piratini
*Escola Municipal Jurandir Baggio Mockel
Fontes: SUZANA: 3247-1117 (LOYOLA)
VIDAL: 3349-1422 (PIRATINI)
Dados: Por trabalharem com pessoas carentes talvez seja mais fácil para conseguir informações, pois todo professor e pedagogo gostam de falar. Seria interessante se anotasse tudo que a pessoa for dizer num caderno, pois com um gravador na mão a pessoa ficará um pouco inibida para fazer as declarações. Elas estão sempre disponíveis nos horários da manhã e da tarde (por se tratarem de escolas do governo).
Encaminhamento: Verifique a diferença que as 3 escolas tem para organizar as eleições, se os alunos ajudam de alguma maneira nos preparativos, e o horário que as urnas são levadas até o local, pois as escolas não são iguais.
Ana Carolina Skrepec
2 JOAN
Everton - Eleições 2008 (pauta)
Assunto: Eleções 2008 para vereador em Curitiba.
Proposta: Mostrar se as "metas"dos partidos, para ocupação de cadeiras na CMC, foram alcançadas. Fazer um paralelo de como está a CMC em 2008 e como ficará em 2009.
Encaminhamento: Identificar quais são as perspectivas de cada partido. Após o término das eleições verificar se os partidos conseguiram alcançar suas metas de candidatos eleitos. Identificar a representatividade dos partidos na CMC de 2005/2008 e comparar com a de 2009/2012. Mostrar como funciona o cálculo para ocupação das 38 vagas disponiveis para vereadores na camâra.
Fontes: Partidos plíticos, Camara Municipal de Curitiba e candidatos a vereador.
Roteiro: Verificar nos sites, via e-mail ou telefone as perspecivas de candidatos a vereador que serão eleitos com os partidos politicos. Constatar, após o térimino das eleições para vereador, quanto cada partido/coligação elegeu. No site da CMC ver a representividade dos partidos na câmara em 2008 e comparar com o quadro de vereadores para 2009. Explicar brevemente como é feita a contagem dos votos e distribuição das cadeiras na CMC.
terça-feira, setembro 30, 2008
Pauta Eleições Municipais 2008
Assunto: Limpeza nas Eleições 2008
Proposta: Depois das regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral, que veta o uso de alguns tipos de materiais publicitários, tornou-se notável a limpeza urbana comparando com as últimas eleições.
Proibiu-se a panfletagem exagerada, aquela que deixa as vias públicas sobrecarregadas com o acúmulo de santinhos, placas, outdoors, pinturas em muros, e a população nota e aprova esta diferença.
Alguns candidatos aprovam a regulamentação imposta pelo TSE, outros, viam na publicidade e distribuição de brindes uma forma de divulgar e fixar informações próprias.
Encaminhamento: O que é permitido e o que não é mais? Quais as formas alternativas que os candidatos encontraram para se promoverem? Até que ponto a regulamentação imposta é boa para as campanhas?
O que os eleitores acham disso? A maioria prefere, pois deixa cidade mais limpa e, quem quer saber mais sobre os candidatos, deve ir atrás de informações. Antes era sair de casa e voltar cheios de santinhos e brindes eleitoreiros. Qual a diferença em relação às eleições anteriores?
Por que o STE chegou ao ponto de vetar certos materiais e eventos, tais como os showmícios, jantares para simpatizantes, etc? O que levou a Justiça Eleitoral a tomar tais medidas?
Fontes: Ouvir eleitores, candidatos e o STF.
as legislações referida e outras pertinentes, encontram-se disponíveis nos sites www.tre-pr.gov.br e www.tse.gov.br; contatos: fones: (41) 3333-7214 ou 3330-8670 – Rua João Parolin, 224, Prado Velho – Curitiba/PR – cep 80210-902, Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
Roteiro: Checar com TER e TSE o que mudou, o que é permitido e o que não é. A partir daí, buscar opiniões de eleitores.
Conversar com candidatos – a vereador é mais fácil. Procurar os comitês e partidos.
Traçar um paralelo entre todas as opiniões e informações coletadas e gerar uma conclusão do assunto.
Assunto: Disputa de candidatos a vereadores para conseguir o cargo na Câmara Municipal
Proposta: Neste ano de eleições pode-se observar o aumento do número de partidos políticos. Com isso aumentaram também os candidatos a vereadores. Atualmente para se candidatar basta ser alfabetizado e estar filiado a um partido político. São inúmeros os candidatos. De um lado encontram-se aqueles pouco conhecidos pelo povo mais com grande expectativa. E do outro candidatos com uma certa vantagem por trabalharem em algum meio de comunicação ou por suas propagandas eleitorais chamativas.
Roteiro: Primeiramente deve informar-se de quantos partidos políticos estão concorrendo nessa eleição. E descobrir também quantos votos são necessários para eleger um vereador. Apurar o número de candidatos que podem ser eleitos pela legenda de seu partido. Verificar na Câmara Municipal qual seria o número de cadeiras a serem ocupadas pelos vereadores. E por fim escutar alguns eleitores para saber a opinião deles em relação ao grande número de candidatos nesse ano de eleição.
Fontes: Tribunal Regional Eleitoral, Câmara Municipal de Curitiba, alguns candidatos a vereadores e eleitores.
Pauta - Tais 2°Joan
Assunto: Eleitores indecisos nas eleições de Curitiba.
Proposta: Verificar porque as pessoas votam em Branco ou nulo, no que elas acham que isso afeta na decisão das eleições, já que são praticamente inválidos e qual é a opinião dos candidatos sobre isso. Observar também as estatísticas desses votos nas eleições 2008, ou seja, se a população não tivesse essa alternativa.
Roteiro: Para conseguir as informações, primeiro, pode-se entrevistar pessoas que tem essa opção de voto, depois os partidos; e por fim o TRE.
Fontes: As pessoas durante a votação no domingo, partir para o assunto com elas em forma de enquete.
Partidos políticos como o PSDB (Site: www.psdb-pr.org.br, Endereço: Rua Mal Hermes 247 - Centro Cívico, Curitiba, 8053023041 Telefone: 3022-2819).
TRE (Site: www.tre-df.gov.br, Endereço: Rua João Parolin 224 - Prado Velho, Curitiba, 80220290, Telefone: 3330-8500).
Dados: A propaganda apartidária, ou contrapropaganda, deve ajudar a diferenciar, por exemplo, o voto branco do voto nulo. Você, por exemplo, sabe a diferença entre eles? “O branco manda os votos para o candidato com maior numero de votos e o nulo é nulo, não vai para ninguém”, respondeu Fernando Ferreira, diagramador. O estudante de filosofia, Pedro Carné vai mais além: “o voto em branco possui espaço a ser preenchido, e o voto nulo não. Ele consiste de números inválidos, enquanto o voto em branco, na ausência de números, qualquer número pode ser colocado”. Para o técnico de informática Anderson Paduan, “voto branco é voto válido, e voto nulo não”. Os três estariam certos se a pergunta fosse feita antes da Lei Eleitoral de 1997. Antes, os votos brancos eram considerados válidos e iam para a legenda com mais votos. Com a Lei Eleitoral vigente, tanto os votos brancos quanto os nulos contam apenas para estatísticas e são invalidados. Para um presidente conseguir se eleger, por exemplo, deve ter maioria de votos excluindo-se os brancos e nulos. Outra lenda a respeito do voto nulo é que quando a maioria dos eleitores anula o voto a eleição é invalidada. Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br), isso só acontece quando os votos são anulados pela Justiça Eleitoral em caso de fraude ou outras irregularidades que vão de encontro a lei. Se isto acontecer, convoca-se uma nova eleição no prazo de 20 a 40 dias. Quando a maioria é anulada por eleitores, não se faz uma nova eleição.
Encaminhamento: Primeiro falar com as pessoas e descobrir porque elas votam nulo ou em branco, depois conversar com os políticos para ver se eles têm alguma estratégia para minimizar essa escolha. E por fim entrar em contato com o TRE para verificar as estatísticas dos votos Brancos e nulos nas eleições 2008.
Assunto: Estratégias dos candidatos a Câmara
Proposta: Abordar as principais estratégias e encaminhamento das campanhas a Câmara municipal.
Encaminhamento: Entrevistar candidatos a eleição e reeleição a Câmara municipal, comparar as diferenças de quem está na primeira eleição e quem já participou de outras, como direcionam suas campanhas na reta final, notar se a experiência em outras eleições modifica o modo de que encaminham suas campanhas. Se houver diferenças cita-las, tentar encontrar outras diferenças como entre candidatos homens ou candidatas mulheres ou qualquer outra que aparecer no decorrer da checagem de dados com relação as estratégias. Entrevistar um especialista para saber qual das abordagens seria mais eficiente e se existe alguma explicação para haver esta diferenças de estratégias, e se não houver diferenças tentar saber o por que da homogeneização.
Fontes: candidatos, e o especialista professor Emerson.
Pauta José Aristides Pires
Assunto: Como a falta de critérios exigidos pelos partidos e pelo T.R.E afeta a qualidade dos candidatos a vereadores e prefeito.
Proposta: Mostrar quais são os critérios exigidos, e se eles influenciam na qualidade dos candidatos. Descobrir se o número de candidatos com processos Jurídicos ainda é grande por que os critérios para se candidatar facilitam este fato.
Encaminhamento: Citar casos de candidatos considerados corruptos e que respondem a processos, e relacionar estes casos com a quantidade de pré-requisitos exigidos. Questionar um especialista em política sobre a influencia deste fato na qualidade dos candidatos.
Fontes: Professor Emerson Servi (sociologia);eleitores;Professor de Direito eleitoral;T.R.E.
Roteiro: Pesquisar no T.R.E. quais os critérios exigidos para se tornar candidato. Entrevistar o professor Emerson sobre a conseqüência desse fato na qualidade dos candidatos. Questionar o professor de Direito eleitoral sobre a quantidade de candidatos com processos e como estes conseguem candidatar-se nessas condições.
Dados: A gazeta do povo fez uma série de reportagens sobre candidatos com processos.
Pauta Luiz Gustavo Torres de Menezes
Assunto: Hereditariedade de candidatos e a utilização de um nome já herdado para se candidatar.
Proposta: Verificar os candidatos que possuem parentes e familiares que já foram ou já tem nome no meio político. Estes se utilizam disso ,deste artifício para se candidatarem e puxarem votos para sua candidatura e uma forma de passar para a população um voto de credibilidade.
Roteiro: Vá ao TER procurar nos arquivos os candidatos com algum parentesco com figuras que já fizeram parte da política paranaense. Fale com assessoria do Prefeito Beto Richa que é um dos casos mais famosos desse tipo de situação,Fale com a Renata Bueno que é filha do Rubens Bueno outro caso de se utilizar do nome do pai para puxar votos e outros como o filho do Vanhone que também e candidato.
Fontes: TRT assessoria do órgão e a biblioteca de lá.
Partidos desses candidatos e seus assessores
Assessoria dos candidatos e se possível com os próprios candidatos
Direcionamento: A matéria deve abranger essa perpetuação de um único grupo no poder e de que os filhos dos candidatos muitas vezes só se elegem através do nome que seus pais e parentes fizeram na política local e nacional.
Pauta Tissy
Assunto: Voto obrigatório
Proposta: Opinião dos eleitores sobre o voto ser obrigatório no Brasil.
Roteiro: Muitos eleitores divergem o fato do voto ser obrigatório no Brasil, outros já não partilham da mesma idéia. Pegar informações com ambas e descobrir o porquê deste ponto de vista e quais as vantagens e desvantagens que o país tem com o voto obrigatório e quais teriam com a não obrigatoriedade.
Fontes: Eleitores de todas as idades, pessoas relacionadas diretamente com a política. Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, fone: (41) 3333-7683
Dados: Uma pesquisa realizada pelo IBOBE/CNI mostrou que 54% dos eleitores são contra a obrigação, mas caso não fosse obrigatório 53% das pessoas votariam. Matéria publicada recentemente pela Gazeta mostra o desinteresse dos jovens da capital paranaense em votar e maior vontade em cidades do interior.
Encaminhamento: Fazer um paralelo de idade, classe social, grau de escolaridade entre os favoráveis e desfavoráveis ao voto obrigatório.
FAÇAM FOTOS !!!!
Assunto: O esquema de segurança em torno dos dados das urnas no dia da eleição. Os novas tecnologias em uso são seguras.
Proposta: Devido ao histórico de fraudes eleitorais em nosso país, a maioria das pessoas não confia integralmente na segurança do pleito. O mais velhos não confiam na informática. Acompanhar e detalhar para o público como é feito o esquema de segurança em torno dos dados das urnas no dia da eleição.
Roteiro: Entrevistar as pessoas envolvidas no preocesso eleitoral que mantém contato com as urnas e disquetes: presidentes de mesa, mesários, fiscais dos partidos, policiais, pessoal dos correios, etc. Pesquisar possíveis meios de burlar a segurança, acontecimentos relacionados. Entrevistar os eleitores.
Fontes: Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, fone: (41) 3333-7683 / 3330-8500 , Policia Militar fone:190 (Assessoria de Imprensa) Av. Marechal Floriano Peixoto, 1401 - Rebouças - 80230-110 - Curitiba – PR (41) 3304-4800
Dados: Pesquisar os sites do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná
http://www.tre-pr.jus.br/internet2/tre/index.jsp
PM http://www.pm.pr.gov.br/
Encaminhamento: Fazer um paralelo entre o voto nos tempos atuais (a era da informática) e as eleições passadas. O voto ficou mais seguro? O que mudou?
Pauta Lilian da Cruz 2JOAN
Assunto: Últimas estratégias dos candidatos a no fim da corrida eleitoral
Proposta: Verificar quais são as várias estratégias utilizadas na última semana das eleições e no que os candidatos apostam para conquistar os votos dos que ainda estão indecisos. Pesquisar também a agenda dos candidatos para ver se há uma estratégia por trás da participação em eventos e etc.
Roteiro:
- Verificar a agenda dos candidatos.
- Falar com assessores de imprensa.
- Conversar com especialistas em propaganda para tentar identificar estratégias.
- Conversar com algum candidato se possível para dar veracidade a matéria.
- Procurar nos sites que divulgam informações para ver se surgiu algo novo nessa semana.
Fontes:
- Assessoria de Imprensa Beto Richa no telefone 3224-2430, falar com Márcia ou Cláudio.
- Assessoria da Gleisi o telefone é o 3022-2396 falar com Paulo.
Dados: Pode se consultar o site www.transparencia.org.br/
Encaminhamento: Abordar como as últimas tentativas para conquistar um voto.
Os candidatos bolam estratégias para esta última semana.
Pauteira: Alessandra Ferreira
Assunto: As dificuldades que os mesários enfretam para se alimentar e conseguir os dias de descanso obrigatório,após as eleições.
Proposta: Saber como é realizada as refeições no dia das eleições e se há dificuldade em conseguir os dias de descanso concedido pela Justiça Eleitoral.Já que cada trabalhador recebe um vale-refeição no valor de 7 reais e um kit lanche no valor de 5 reais,e dois dias de descanso após as eleições, assinada pelo Juiz Eleitoral.
Roteiro:Com base nas informações o repórter deve falar com os mesários no dia das eleições e saber deles se há alguma dificuldade em sair da mesa receptora para se alimentar.Se há, quais.A refeição é de boa qualidade ou há necessidade de melhorias.Se eles participam da escolha.Perguntar se depois das eleições,os mesários que trabalham conseguem os dois dias de dispensa do trabalho.Se as empresas tentam não dar esses dias. Sabendo que há punições para as empresas que não acatam a ordem do Juiz,pesquisar quais estas punições.
Fontes:Tribunal Regional Eleitoral (TRE) telefone-(041)3330-8500.
Mesários convocados e volúntarios no domingo das eleições.
Pauta Mayara Collere
Assunto: Propaganda eleitoral no dia da eleição
Propostas: Proibida por lei, a propaganda eleitoral no dia da votação foi executada nas últimas eleições. Será que nessas eleições a lei será cumprida?
Verificar ao longo do domingo se a prática de "boca de urna" está ocorrendo, se está sendo reprimida, se pessoas foram presas.
Roteiro: Entrevistar fiscais de partidos, cabos eleitorais, autoridades e eleitores
Fontes: Eleitores
Jutiça Eleitoral do Paraná no telefone 3333-7683 / 3330-8500
Policia Militar no telefone 190 (acessoria de imprensa) e nas próximidades das zonas eleitorais.
Site da Policia Militar do Paraná www.pm.pr.gov.br
Dados: Nas ultimas eleiçoes (2006) foram registrados em todo o Paraná 102 prisões por crimes eleitorais. Todas as pessoas detidas estavam fazendo "boca de urna" e foram encaminhadas para triagem, onde são registrados os boletins de ocorrência, depois encaminhados para a Policia Federal e Justiça Eleitoral para que seja dada a sentença.
Encaminhamento: Fazer um comparativo entre o número de prisões registradas nos anos anteriores e atual. Registrar as prisões ocorridas nessa eleição.
Pauta- Suelen Rocha
Pauteiro- Suelen Rocha
Assunto- Gastos com campanhas eleitorais.
Proposta- Verificar como e quanto os candidatos gastam com as campanhas e se estão dentro da lei.
Encaminhamento- Verificar o que poderia ser feito com estes gastos para a sociedade.
Fontes-
Roteiro- Pesquisar como são feitos as campanhas na TV, radio, outdoor e outras mídias
Dados- TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
-Partidos Políticos.
Pauta Ana Paula Melo
Pauteiro:Ana Paula Oliveira de Melo
Assunto:Candidatura de vereadores
Proposta: Como se tornar um vereador em Curitiba,o que é necessário para se candidatar
Encaminhamento: abordar o fato de como são escolhidos os candidatos a vereador, quais são os critérios utilizados pelos partidos.
Fontes: Partidos Políticos, candidatos e se possível o TRE.
Roteiro: o repórter deve entrar em contato com algum Partido político e saber mais os procedimentos que eles usam para eleger os candidatos, conversar com candidatos, entrar em contato e saber um pouco a opinião da população quanto ao perfil dos candidatos.
Dados: Na rua XV de Novembro é um ótimo local para se obter boa parte das informações necessárias para efetuar a matéria.
segunda-feira, setembro 29, 2008
Revitalização da Praça Osório
Assunto:Revitalização da Praça Osório.
Proposta:A praça Osório foi um ponto-de-encontro dos curitibanos desde sua primeira reforma em 1902,época em que o então prefeito Luís Xavier mandou ajardinar o local .Até meados da década de 80,mães e babás levam suas crianças para brincar n o parquinho.
Depois isso mudou,a praça se tornou local de prostituição o que ocasionou também prejuízo aos comerciantes da região.Então depois da primeira reforma dos banheiros e do parquinho ,isso começou a mudar.Fazer um levantamento histórico da fundação da praça e dos costumes da região e como eles mudaram ao longo do tempo.E também ,confirmar se as tentativas para a revitalização da praça foram bem sucedidas.
Roteiro:Entrevistar taxistas,lojista,donos das bancas de jornal,pessoal costumam freqüentar a praça,mães ou babás com crianças sobre as condições de conservação e segurança da praça.Pesquisar também junto ao IPPUC o que está sendo feito para a revitalização do local.
Fontes:IPPUC -telefone:32501414.
taxistas,moradores da região,babás,etc.
Dados :Pode ser útil pesquisar o site do IPPUC www.ippuc.org.br .Dia 26 de julho começou a nova reforma no banheiro masculino pois o feminino etá em boas condições de uso.De acordo com a prefeitura, enquanto o banheiro feminino registra média de quatro mil acessos por mês, o masculino chega a 17 mil. Durante o período de obras, os homens compartilharam o banheiro especial para portadores de necessidades especiais.
Encaminhamento:Fazer um paralelo entre a praça Osório de antes:ponto-de-econtro,palco de manisfestações políticas e feiras.Será que mudou?O que mudou?E o que continua igual.
Distribuição excessivas de panfletos na XV
Assunto: Distribuição excessiva de panfletos na XV.
A base da matéria será a distribuição excessiva de panfletos na XV. O que é ainda maior no período eleitoral. A questão é o que isto ocasiona, quantos desses panfletos são jogados no chão na próxima esquina, e como isso prejudica a limpeza da cidade. É possível falar com pessoas que distribuem, para poder saber quem as contrata, ou seja, qual tipo de comércio mais utiliza esse método de propaganda. Conversando com a população que passa diariamente no local,saberemos se esse tipo de anúncio tem realmente poder. Com o pessoal de limpeza pública tentar descobrir se muito do lixo reunido na XV é formado por essas propagandas. Tentar descobrir também se existe algum projeto para conscientizar as pessoas e educá-las a não sujar a cidade com esses panfletos.
Método diferente de patrulhamento
Assunto: Método diferente de patrulhamento.
O segway é um veículo pequeno, com apenas duas rodas, utilizado para o patrulhamento na rua XV. Por ser pequeno tem acesso a lugares que veículos maiores não podem trafegar.
Saber como funciona e se é seguro. Quando começou a ser utilizado e quais os métodos tomados pelos guardas quando percebem algum assalto ou algo do gênero. Quantos segway são postos em funcionamento durante o dia, e o período.
Conversei com Fernanda, moradora da região, ela acredita não ser eficiente, o telefone para mais informações que ela possa fornecer é 3013-4788. Entrevistar outras pessoas que passam pela XV e também moradores. Conversar com os guardas que trabalham com esse veículo para deixar mais claro o modo de funcionamento e métodos que são utilizados para segurança.
Cabos Eleitorais na Boca Maldita
PAUTEIRO: Ricardo Macedo Tavares
ASSUNTO: Cabos Eleitorais na Boca Maldita
PROPOSTA: Analisar o processo democrático dos cabos eleitorais na Boca Maldita
ROTEIRO: De acordo com as campanhas eleitorais, entrevistar os correligionários dos três primeiros colocados nas pesquisas para prefeitura de Curitiba.
FONTES: Os cabos eleitorais fazendo panfletagem (pois, eles não ficam todos os dias no mesmo lugar) e pessoas que transitam pela Boca Maldita.
DADOS: Sabe-se que os horários de trabalho variam de acordo com cada candidato e partido, todos os dias os cabos eleitorais são removidos para alguma parte da cidade sem que eles tenham qualquer interferência. Barulho e excesso de papel podem irritar o pedestre?
ENCAMINHAMENTO: Dar ênfase na festa do processo democrático e eventuais transtornos dos cabos eleitorais com seus adversários, verificar se eles estavam desempregados antes das eleições e o que as pessoas acham da quantidade enorme de papel que são entregues ao passar por eles. Barulho e excesso de papel podem irritar o pedestre? O que os pedestres acham disso? Falar superficialmente sobre a disposição de das outras campanhas. Boa Sorte.
Assunto: Curitiba recebe este mês Feira da Primavera
Proposta: Mostrar os diversos tipos de artesanatos, brinquedos de madeira, arranjos de flores e variedades de doces que são ofertados na feira.
A feira da primavera acontece de 27 de setembro à 12 de outubro de segunda- feira à sábado das das 10h às 19h na praça Osório; e de segunda à sábado das 10h às 20h na praça Santos Andrade. Mais de 200 artesãos estão trabalhando na feira.
A feira da primavera é uma oportunidade para que os artesãos e feirantes de Curitiba possam comercializar seus produtos.
Fontes: feirantes e Comerciantes que freqüentam o local.
Pauteiro:Maicon Ganske
Proposta:Mostrar o cotidiano desses trabalhadores,saber sobre a remuneração deles e o que levou eles a exercer essa atividade.
Roteiro:Conversar com esses trabalhadores da rua XV, mostrar as questões que envolvem o dia a dia dessas pessoas e saber a opinião das pessoas que passam por ali sobre essa atividade.
Fontes:As pessoas que trabalham na XV e os pedestres que circulam pela região.
Assunto: Monitoramento do centro de Curitiba por câmeras.
Proposta: No centro de Curitiba, foi instalado câmeras de segurança. Apure quantas câmeras há no centro e quanto elas custaram e da onde saiu a verba. Verifique se já mudou alguma coisa, desde que elas foram implantadas. Aborde como funciona o sistema de flagrante e execução dos marginais pela polícia. Fale com o pessoal do sesp para saber quantas pessoas são pegos em flagrante por semana e quantas foram presas. Colha opinião dos comerciantes da região.
Fontes: Fale com os comerciantes para saber a opinião deles.
Secretaria de segurança Pública (sesp)
Endereço:
Rua Deputado Mário de Barros 1290 - Ed. Caetano Munhoz da Rocha
Centro Cívico - Cep 80530-913
Curitba - Paraná - Brasil
Telefone: 41 3313-1900
Fax: 41 3254-8838
Prefeitura Municipal de Curitiba: 156
Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico de Curitiba – (Cimec)
Dados: Há bastante informações desse link. http://www.bemparana.com.br/index.php?n=63023&t=centro-de-curitiba-ganha-22-cameras-de-video-e-equipamentos-de-seguranca
Antiga Cinelândia
Proposta: A antiga concentração dos cinemas na região da Praça Osório e o hábito de seus freqüentadores. O período aureo da Cinelândia da década de 1930 até metade dos anos 70.
Roteiro: Mostrar a concentração de cinemas na região, na década de 1930/50, os hábitos peculiares de seus freqüentadores e curiosidades: sobre os filmes, as bilheterias, os costumes da época. Fazer um parâmetro destes dados com a situação atual.
Fontes:Procurar antigos freqüentadores dos cinemas do local, conversar com alguem na Fundação Cultural de Curitiba, que administra o Cine Luz atualmente. Conversar com freqüentadores de cinemas de shopping para ouvir sua opinião a respeito dos cinemas centrais, e com alguns comerciantes da região da Osório sobre o reflexo do movimento do cinema no fim de semana em suas vendas(por exemplo os pipoqueiros).
Dados: A região da Boca Maldita foi transformada na chamada Cinelândia. Existiam os cinemas: Avenida(que funcionava no Palácio Avenida), Palácio, Curitiba, Alerquim e o Luz. Não era permitido aos homens assistir os filmes sem o uso do paletó. Em frente ao Cine Curitiba, havia a troca de gibis das crianças para arrecadar o dinheiro da entrada. No Cine Luz, quando chovia muito forte, os espectadores corriam para fora do cinema, ele foi fechado após um incêndio em 1952. Reabriu em 1985 e atualmente é administrado pela Fundação Cultural de Curitiba. A região era ponto de encontro dos habitantes e o local da paquera dos jovens.
Encaminhamento: Mostrar um pouco da hostória da Cinelândia e as principais diferenças com a realidade de hoje, onde os frequentadores de cinema preferem os shoppings. Citar alguns hábitos da época que não fazem mais parte do cotidiano atual.
Pauta da XV
Assunto: Propagandas de garotas de programa na XV.
Proposta: Quem usar um dos orelhões da rua XV, certamente irá notar vários papeis com propagandas de prostitutas. A intenção é saber quem trabalha colocando estes papéis; como acontece este processo; se é legal ou ilegal e a remuneração. Enfim as peculiaridades deste trabalho
Roteiro: Tentar conversar com alguém que faça este trabalho; ligar para o local da propaganda e buscar informações; entrevistar quem usa os orelhões e saber o que pensão. Entrevistar alguém ligado à justiça para dizer se a atividade é legal e se possível entrevistar alguém que utilize os serviços.
Fontes: Cidadãos que utilizam os orelhões, quem distribui estes papéis, a policia, usuários do serviço e alguma menina que trabalhe no endereço do cartão.
Dados: Já conversei com alguém que trabalha na distribuição dos papéis. Eles trabalham todos os dias na XV e região central da cidade. Passam todo o dia colocando e recolocando; mas provavelmente não se identificarão. Para achá-los é melhor ficar próximo a um orelhão e abordar quando forem colocar os cartões.
domingo, setembro 28, 2008
Isabele Treglia Pauta Centro de Curitiba
Assunto: Restauração dos principais pontos do centro de Curitiba
Proposta: Mostrar a preocupação das autoridades e da própria população em restaurar antigos pontos ( edificações) no centro de Curitiba que marcaram época.
Roteiro: Você deve entrevistar pessoa responsavél pelo departamento Histórico de Curitiba e também pessoas ligadas a urbanização de Curitiba.
Fontes: Pessoas e Comissões responsavéis por esses projetos de mudança.
As figuras da rua XV
Assunto: As figuras da rua XV.
Proposta: Procure saber as formas mais curiosas que as pessoas fazem para ganhar a vida na rua xv. Converse com elas, saiba das histórias mais curiosas. O objetivo da matéria é mostrar ao leitor o motivo daquelas “figuras” estarem naquele local e fazendo o que fazem.
Fontes: Um desses malucos é o Paulo Duarte que se veste de papai noel mesmo fora de época e sai destribuindo balas para crianças levando palavras de paz e amor. Além do papai noel, existem várias figuras circulando todos os dias na xv como: Leão Brasil, um homem que faz propagandas e comentários das pessoas (principalmente das mulheres) que passam por ele, outro maluco é um senhor que canta as músicas do Raul Seixas e diverte as pessoas que o vêem.
Pauta: Comportamento no centro de Curitiba
Assunto: Comportamento no centro de Curitiba
Proposta: Explorar o modo de agir das pessoas no centro de Curitiba frente a situações corriqueiras, abordando aspectos de comportamento, história e cultura.
Roteiro: Retratar situações corriqueiras que evidenciem essa cultura da cidade; procurar justificativas históricas e psicológicas para o “jeito curitibano”; relacionar fatores, como a vinda de imigrantes, que representem a permanência ou a modificação dos hábitos; lidar com a questão do comportamento: “timidez, arrogância ou falta de educação?”.
Fontes: Buscar dados históricos que façam relação com a cultura da cidade; assuntar com transeuntes: como agem e o que esperam dos outros frente a uma determinada situação, como um esbarrão; profissionais da psicologia.
Dados: Nacionalmente, a cidade tem certa fama pela personalidade peculiar da população. Diz-se que os curitibanos “acham que aqui é Europa”. Mas isso tem certo fundamento, pois o comportamento introspectivo era característico dos imigrantes que formaram a população da cidade. Pessoas vindas de outras regiões, com costumes diferentes – mais abertos-, acabam se adaptando ao “contrato” da cidade, sóbrio, discreto e fechado. Pode-se aproveitar o comentário de Luigi Poniwass, no site da Gazeta do Povo: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/anoitetoda/?id=684619#comentario
Encaminhamento: O centro de Curitiba é o local da cidade onde todos os tipos de pessoas circulam, seja pelas várias praças ou, principalmente, na Rua XV de Novembro. Nesse ambiente fica evidenciado o tal “jeito curitibano”, visto que na correria cotidiana, a multidão tem contato direto, porém, não se relaciona e age de modo fechado. A idéia é que o leitor se identifique com o assunto, visto que todos os dias nos deparamos com essa situação, uma exclusividade curitibana.
sábado, setembro 27, 2008
Pauta - Reforço na limpeza da XV
Assunto: Reforço para limpeza da XV
Proposta: Os garis da XV de novembro, por causa da sujeira causada pela propaganda das eleições, estão recebendo reforço na limpeza da rua. A CAVO empresa terceirizada de limpeza, mandou um ajudante para cada setor. Há entre 7 ou 8 setores em toda a XV, cada setor tem mais ou menos 2 mil m² e um gari responsável. Seria interessante ligar para a CAVO, e perguntar em quanto aumentou a quantidade de lixo, e se os reforços, que são todos operadores ou auxiliares de roçadeira, não estão fazendo falta em seu setor. Entrar em contato com a Prefeitura para ver se existe algum projeto de conscientização da população para não jogar o lixo no chão, ou se faltam lixeiras. Conversar com os garis mesmos para ver quais os dias e horários mais críticos, e se as pessoas fazem isso por preguiça, ou falta de educação mesmo.
Fontes:
Garis:
José Aparecido dos santos – 3666-0356
Agnaldo Israel Celestino – 9652-1849
Limpeza especial:
Jair da Silva – 3666-5758
Adenilsosn Lopes – 99849405
Cláudio Miranda – 9946-0408
Felipe Rodrigues - 3027-3237
Roteiro: Entrar em contato com a CAVO pelo tel: Tel (041) 2141-6400 ou no endereço: Rua João Negrão,1.517 – Rebouças. E com o secretário de meio ambiente José Antônio Andreguetto, pelo tel: 3335-2112.
Os pombos que vivem no centro de Curitiba
O grande número de pombos urbanos no centro de Curitiba pode ser preocupante. Os animais podem transmitir cerca de 50 tipos de doenças ao homem, e muitas cidades já tiveram que tomar providências para que esse problema fosse resolvido antes de tomar maiores proporções.
Seria interessante sabermos dessa situação em Curitiba, o que diz a Vigilância Sanitária sobre o assunto, e se a população sabe dos riscos que esse animal com aparência inofensiva pode trazer. Para afirmar ainda mais o viés informativo da matéria, mostraremos à diversidade das doenças, as formas de transmissão, as maneiras de evitar as doenças e a proliferação das aves.
Além de ouvirmos os moradores e comerciantes locais, deveremos ouvir a Vigilância Sanitária, um médico que poderá dar maiores informações sobre as doenças, como um patologista e se possível um zoólogo, para uma explicação maior das características dessa ave.
sexta-feira, setembro 26, 2008
Estátuas vivas na rua XV
Assunto: Estátuas vivas
Proposta: A rua XV possui muitas figuras, inclusive os homens, raramente mulheres, que trabalham como estátuas vivas, pintam o corpo com tinta imitando cobre ou bronze geralmente, sobem num caixote ou cadeira e passam horas na mesma posição ou com movimentos estratégicos, fazendo o chamado “estatuísmo”, sem dúvida chamam atenção de todos que por ali passam.
Roteiro: Você deve entrevistar alguns “homens-estátuas” para saber mais sobre seu trabalho, técnicas, dificuldade em ter tamanho controle sobre o corpo e sobre como é a vida de quem vive disso. Também deverá conversar com transeuntes, ver suas reações, etc. Não se esqueça de descobrir mais sobre esta técnica, falando sobre a origem e ligação com o teatro.
Fontes: Estátuas-vivas, transeuntes, comerciantes próximos.
Dados: Eles estão trabalhando lá durante boa parte do dia, mas chamam mais atenção durante horário de almoço e à tarde, quando o número de pessoas que circulam por lá é maior.
Pauta Jean Ceccon - Centro
Pauteiro: Jean Ceccon
Assunto: Nova Praça Tiradentes
Proposta: Descobrir o que mudou na praça e na vida das pessoas que freqüentam e trabalham naquela região.
Roteiro: Falar com as pessoas que estiverem na praça e que trabalham por ali.
Fontes: Freqüentadores da praça, donos de barracas e taxistas.
Pauteiro:Auro dos Santos
Roteiro:Diariamente vários deficientes físicos para sobreviver tocam algum tipo de instrumentos musical na rua XV de novembro no centro de Curitiba.Procurar abordá-los para saber sua renda diária , onde moram ,como chegam no local, tipo de músicas que costumam tocar ,e se recebem algum espécie de ajuda de órgão do governo (FAZ)ou ONGs.
Fontes:Próximo ao bondinho se encontra Adriel ,um desses deficientes,não quis deixar seu telefone ,mas aceita ser entrevistado,Antonio Medeiros é outro .(FAZ)Praça Rui Barbosa 101 centro.TEL:323-4474 ou 323-6323 FAX 324-25552. Associação dos deficientes físicos do Paraná TEL3262-6097.
Encaminhamento:para entrevistar Adriel de preferência das 14hs até as 15hs demais entrevistados melhor horário no período da tarde .
quinta-feira, setembro 25, 2008
Pauta Mercado
Pauteiro: : Gleiciany A. Oliveira – 2º JOAD
Assunto: Produtos Mineiros
Proposta: Falar sobre a venda de produtos típicos de Minas Gerais no mercado Municipal de Curitiba e o público que consome.
Roteiro: Conversar com os feirantes e descobrir sobre os produtos, seus compradores e peculiaridades.
Fontes: Silvana, feirante do Mercado Municipal e eventual cliente que esteja no local.
Dados: Ela trabalha no mercado em uma loja especializada neste tipo de produto.
Encaminhamento: Abordar o tema como curiosidade e mostrar produtos típicos desconhecidos da população local.
Editorial: O abordagem deverá ter de 1700 à 2000 caracteres.
terça-feira, setembro 23, 2008
curiosidades artesanais no MMC
Assunto:curiosidades de artesanatos
Roteiro: entrevistar funcionários do estabelecimento, o dono se possível ,nomes dos entrevistados, fone profissão;correr atrás de informações extras,secretaria da cultura etc.
Proposta:No mercado municipal há uma série de bancas onde se comercializa artesanatos ,nacionais e internacionais.O objetivo da matéria é focalizar oque tem de mais interessante neste local.Informar o leitor sobre as diversidades culturais que ali pode ser encontrado e consequentemente suas curiosidades .
Fontes:Art-Zam:Comércio de artes LTDA ,entrar em contato com Marcos Bastos Gabardo pelo telefone3262-0045,Box 295 e 296
K-M Artesanatos :localizado no piso inferior, Box 75 e 76,falar com Marlene no telefone 3262-3434 durante horário comercial.
Localização:Rua Sete de Setembro 1865 no centro de Curitiba próximo a rodoviária “nova”fone 3363-3764
Pauta do Mercado Municipal de Curitiba
ASSUNTO: Validade nas embalagens dos perecíveis.
Pauteiro: Wesllen da Cunha Virgovino – 2º JOAD
Dados do fato: No Mercado Municipal de Curitiba, há um problema com relação ao prazo de validade que vem descriminado nas embalagens dos perecíveis. Neles, mostra o tempo em que devem ser consumido, mas não quando foram embalados. Aí, gera uma dúvida. Quanto tempo já passou do acondicionamento? Já foi encontrado um cogumelo que, na embalagem informava, “ Consumo em 10 dias”. Depois de 12 dias estava a venda o mesmo produto.
Envolvidos: Fale com os donos dos boxes no MMC e os vendedores, estes são mais fáceis de dar informações. Fale também com o Luiz Mikos, que é o coordenador do Mercado. Ele atende no departamento administrativo. Relate as conseqüências que podem trazer para o consumidor, para isso ligue na Anvisa, tel: 0800 644 4414, em horário comercial, fale com os atendentes. Também com o PROCON, como uma “resposta” ao consumidor: 0800-41-1512, horário comercial.
Editorial: O abordagem deverá ter de 1700 à 2000 caracteres.
Exigências: Deverá ir caracterizado como um “consumidor diário”, para gerar menos medo. Converse com eles de forma “paralela” ao assunto, use subterfúgios para chegar no assunto.
