
Contemplando o futuro
Bom, a minha intenção no uso do Skype para fazer uma aula on-line era conseguir interagir imagem, som, leitura e produção de texto tudo ao mesmo tempo. Logo antes do primeiro passo eu já dancei. Nem todo mundo no 7o JOAN tem Skype.
Na imagem eu dancei de novo. Não dá (ou eu não sei) como por o vídeo de todo mundo ao mesmo tempo. O som a gente conseguiu. A leitura e o texto ficam pra próxima.
Qual foi o problema? A aula on-line precisa de uma grande preparação prévia e deve ser interativa, caso contrário o seu interlocutor morre de tédio. Então, eu imagino que precise selecionar um ou dois temas, p.ex, blog corporativo ou MSN empresarial, e apresentar aos alunos, em uma página própria na internet, email ou aqui mesmo, no blozeta, uma breve definição disso, com a descrição acadêmica e quem é que anda estudando isso. A construção/discussão do conceito é conjunta.
Daí cada um sai em busca desses produtos e de como eles são aplicados, podem achar outras definições e trazer isso para o grupo. Em paralelo vão acontecendo as discussões, comentários, palpites, sugestões, etc. No final, pode-se lançar um exercício que sintetize a discussão e a construção desse material e/ou conceito.
Vou precisar de um pouco mais de tempo para preparar algo assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário