2 Joad e 2 Joan
Amanhã, segunda, é para levar para a facul apenas as duas edições do jornal e tudo o que foi recolhido (dados, depoimentos, observações, etc) sobre o dia dos pais. As aulas da manhã serão em sala e as da noite serão no Cepjor.
domingo, agosto 12, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Guto, acabei de enviar para seu e-mail a matéria do Dia dos Pais, tudo bem?
Guo eu também enviei por email a materia do dia dos pais.
Dia dos pais, a espera de um filho desaparecido.
O caso da menina Madeleine que desapareceu no quarto de hotel em Portugal – é identificado por alguns pais curitibanos, que também convive diariamente com este drama. Segundo dados do Sicride (Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas) de 1996 á 2005 foram 817 casos em todo o estado, destes foram solucionados 808. O caso mais antigo é o do menino Guilherme Caramês Tiburtius, que desapareceu aos três anos em 17 de junho de 1991 e ainda não foi encontrado.
Para os pais ficam as saudades e a esperança de um dia encontrar seus filhos. Ewaldo Tiburtius pai de Guilherme, diz que para ele o dia dos pais passa a não existir mais, “o que fica no lugar é uma dor muito grande”. Para a mãe “Ter um filho desaparecido é ter a vida suspensa” - Faz 16 anos que perdi meu filho e não temos pistas de onde possa estar sempre há uma expectativa muito grande mais as informações não passam de trotes.
Hoje se encontrado Guilherme estaria com 24 anos - assim como ele, só este ano desapareceram 29 crianças e adolescentes, em Curitiba e região – Ainda não se tem noticias de nenhum até o momento. Muitos fugiram de casa por maus tratos, outros foram levados por padrinhos e por membro familiar, muito comum em casos de separação dos pais.
A mãe de Guilherme, Arlete Caramês fundou o Movimento Nacional em Defesa da Criança Desaparecida (Cridespar) no mesmo ano. O que era no principio a luta de uma mãe pela busca de seu filho, transformou-se em algo muito maior. A ONG trabalha em conjunto com o Sicride, a Policia Federal e a Intepol. As investigações ocorrem a partir de informações dadas pela população através de telefonemas, de possíveis paradeiros dos desaparecidos então começam as buscas.
Não há como evitar o desaparecimento de crianças e adolescentes, mas o Sicride disponibiliza algumas dicas – Nos passeios manter-se atento e não descuidar das crianças, procurarem conversar todos os dias com os filhos, observar a roupa que vestem e se apresentam comportamento deferente, procurar conhecer todos os amigos de seu filho, onde moram e com quem moram; avisar o responsável da escola quem ira retirar a criança. No caso de desaparecimento, em primeiro lugar procure manter a calma, caso esteja sozinho peça auxilio para que acionem imediatamente a policia – não existe prazo para comunicar o desaparecimento, faça-o imediatamente; manter alguém no local onde a criança foi vista pela última vez, pois ele poderá retornar ao local.
Adeilson Calisto. 2° joad
Tudo beleza
Postar um comentário