quinta-feira, maio 31, 2007

Bate-papo com o mercado

Creio que este é um bom nome para os nossos (6 Joan) encontros com profissionais que atuam em redações, assessorias de imprensa ou afins. Nós já tivemos encontros com Aline Peres, da Gazeta do Povo, e Nilson Monteiro, da Associação Comercial do Paraná. Hoje tem Wagner Alcântara, assessor de imprensa da Secretaria de Estado da Administração. Quem está trazendo são a Vanussa e o Dirceu. Os anteriores foram convidados pelo Felipe e Cristiane/Berna, respectivamente
Eu gostaria que os anfitriões fizessem uma memória desses encontros.

quarta-feira, maio 30, 2007

Experiências

A tentativa de trabalhar em conjunto com os jornais de Curitiba, fornecendo pautas a partir das pesquisas acadêmicas sobre notícia e pauta feitas pelos alunos do 1Joan, parece estar dando certo. Ontem contatei os veículos e enviei as pautas. Agora é esperar para ver se elas emplacam.

No 6Joan não houve possibilidade de mudança de data da prova. A princípio fica tudo para o dia 14 e seja o quedeusquiser.

No 7Joan, correria para entregar as monografias. Vamos ver hoje como o pessoal tá se saindo.

terça-feira, maio 22, 2007

Ainda o 6 Joan

Pelos meus cálculos ainda faltam dois ou três alunos para que eu possa finalizar as provas do primeiro bimestre. Tirando a da Cristina que será na próxima semana, tem mais quem?
Tranquilidade

Vida boa é outra coisa. Acordei, tomei café, dei um passeio no parque e, ao checar meus emails, descobri que tenho sete bancas (6 quali/1 defesa). Para infelicidade do 6 Joan as bancas foram marcadas para dias 15, 21, 22 e 26 de junho, o que quer dizer que habemus provam. No mais, hoje saiu uma carta ao leitor na Gazeta em que eu critico o modo curitibano de ver as coisas, apesar de também me enquadrar no perfil.

segunda-feira, maio 21, 2007

Temáticas

Semana passada aconteceram algumas coisas legais na UniBrasil. Para mim, pelo menos. Eu consegui desenvolver com os alunos de Produção em Assessoria de Imprensa um exercício bacana, baseado no case do Microvlar, aquele das pílulas de farinha. O 7Joan deu segmento aos projetos e fizeram bons cronogramas, vamos esperar as ações para esta semana. Para o primeiro período eu consegui uma parceria com a Gazeta do Povo, Jornal do Estado e O Estado do Paraná, para enviarmos sugestões de pautas aos cadernos de Geral (chamados Paraná e Cidades). Isso entusiasmou o pessoal e acho que vai dar um bom upgrade nas pautas dos jornais, pois boa parte dos alunos mora em regiões que a imprensa "grande" não cobre usualmente.
Bom, só para por um veneno, para serem pauta de imprensa, eles tinham que estar ou em palácios, ou câmaras ou assembléias. Mas isso é para um outro post.

sexta-feira, maio 11, 2007

Nilson Monteiro

O jornalista e escritor Nilson Monteiro esteve ontem na UniBrasil falando para os alunos do 6o período. A conversa foi bem legal e deu para os alunos perceberem qual é o papel do jornalista na Assessoria de Imprensa. Pena que duas aulas foram pouco e eu estava sem condições de esticar até o Bar Palácio. Parabéns às alunas Berna e Cris pela iniciativa.

segunda-feira, maio 07, 2007

Sétimo

Os alunos do 7JOAD devem me entregar nesta semana os cronogramas com as ações que pretendem empreender para seus clientes. Os que ainda não apresentaram o projeto devem fazê-lo na quarta, os demais podem entregar os cronogramas na quinta. No 7JOAN, como o pessoal ainda não pegou comigo o retorno do briefing e diagnóstico, devem pegar nesta semana e apresentar o cronograma com as ações na próxima quarta-feira.
Planejamento da Semana

O pessoal do 1o período não pode esquecer de levar jornal e a pauta de um assunto relacionado à região onde moram ou trabalham. O sétimo tem apresentações dos retardatários na quarta e entrega do cronograma na quinta (todo mundo) e o sexto tem palestra com o Nilson Monteiro e depois "Bar Palácio". Para o começo da semana, tá tudo aí.

sexta-feira, maio 04, 2007

Carta ao leitor

Carta enviada para Gazeta do Povo hoje, a resepito da matéria sobre nepotismo na prefeitura de Curitiba.
"A justificativa do prefeito Beto Richa para a contratação de seus parentes, dizendo que a lei deve ser flexibilizada, é bastante perigosa. Se flexibilizarmos a lei do nepotismo, estaremos autorizando o poder público a flexibilizar também a lei ambiental, e soltaremos os que desmatam e ocupam mananciais, como ocorreu em Florianópolis. Permitiremos também que os crimes do Judiciário, leia-se Operação Furacão, também sejam flexibilizados. E assim por diante. Não é a lei que tem que ser flexível, são os políticos que devem ser menos lenientes com suas interpretações da lei."

quinta-feira, maio 03, 2007

Aulas de quinta

A noite começou bem, exceto pelos equipamentos que não permitiram a apresentação da Andressa (7JOAN). A Alyne também não pode apresentar e o Gláucio a substituiu. Para a próxima quarta (9) ficaram, além das duas, a Cristina, a Michele, o Klaus e o Fernando. Esses podem me apresentar na quarta mesmo o material com as ações possíveis com o cronograma geral e as duas específicas (de imprensa e produto) com cronograma específico e modus operandi. O restante da turma está dispensado até quinta, quando devem entregar material semelhante.
Na aula do 6JOAN tivemos uma mesa-redonda com a jornalista Aline Peres, pauteira da Gazeta do Povo, convidada pelo Felipe Bruning. Foi bem bacana pois estamos iniciando a matéria de relacionamento com a imprensa e ela abordou o perfil do assessor e o que ela acredita que possa ser feito para melhorar a relação assessoria X imprensa. Na próxima semana teremos o jornalista Nilson Monteiro, ex-chefe da sucursal da Gazeta Mercantil, atualmente atuando em assessoria de imprensa. Ele também é cronista, poeta e autor de livros empresariais.
Apoio

Márcio.
Acho que a sugestão do Guto é muito boa. Poderíamos mudar a disposição dos computadores até para criar um ambiente mais parecido com agências de criação, laboratórios de design e redações de jornal. Além de tudo, no caso particular de jornalismo, cria um impacto visual muito interessante e necessário para melhoria de nossa imagem junto aos alunos.
Abraço.
Victor.
A sugestão

Brasil, (...) nós poderíamos criar um ambiente diferenciado de sala de aula. Poderíamos fazer ilhas, como é nas redações e agências de propaganda, em que os alunos ficariam de frente para o grupo no qual ele está. Isso facilita a discussão e os trabalhos. Se você conseguir isso teremos dado um grande passo para nos diferenciarmos dos demais cursos de outras instituições.
O pedido

Recebi este email do coordenador de Design:
(...) a partir do final de Maio > estarão sendo "montados" os novos laboratórios da Escola de Comunicação (...) terão máquinas compatíveis para rodar softwares como
auto-cad, photoshop, entre outros - com 512 mb de memória. Serão compradas novos micros, monitores de LCD, bancadas e cadeiras (provavelmente com rodinhas) e a Escola de Comunicação estará lançando um > Concurso interno para que estes laboratórios sejam temáticos (com pinturas nas pardes).
Caso os senhores tenham perguntas/dúvidas e sujestões, peço que venham conversar comigo para que possa passar maiores informações e também passar estas informações para o pessoal da Informática que está estruturando todo este projeto.
Laboratório de Assessoria

Alguns dos briefings apresentados pelos alunos estão bem legais. Eles têm um bom material em mãos para poder trabalhar/aprender sobre Assessoria de Comunicação. Hoje eu lanço as notas do 7JOAD. As notas da noite só para sexta-feira.

quarta-feira, maio 02, 2007

Liberdade de acesso

Ontem eu planejei um blog para os alunos de Redação Jornalística II, para que eles pudessem colocar as pautas e as matérias, enfim, seu material em um lugar específico na internet. A primeira tentativa de inserir este blog na comunidade acadêmica da UniBrasil foi frustante.
Hoje, quando estava na facul, descobri que os blogs têm acesso bloqueado nos laboratórios de informática. Pior que isso só o bloqueio do site do New York Times por usar palavras como "gay, personal, illegal, sex", etc.
De qualquer forma, enviei um email para os coordenadores de comunicação e para o pessoal de informática solicitando que o controle de acesso não seja tão neurótico. Vou tentar falar também com a Diretora Acadêmica

terça-feira, maio 01, 2007

Tentando novamente, após algumas correções de provas e trabalhos, retomar o trabalho de manter um diário, uma conversa ou um desabafo sobre as agruras da vida acadêmica